segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

DEPUTADO SE DESCULPA E FARÁ CURSO POR DECLARAÇÃO RACISTA

DEPUTADO SE DESCULPA E FARÁ CURSO POR DECLARAÇÃO RACISTA
CIDADE DO MÉXICO, 19 FEV (ANSA) - O deputado mexicano Ariel Gómez reconheceu ter feito comentários preconceituosos ao se referir à população do Haiti e se apresentou ao Conselho Nacional para Prevenir e Eliminar a Discriminação (Conapred), uma entidade governamental.
A informação foi divulgada em um comunicado do órgão, segundo o qual o político teria "manifestado sua total disposição para acatar o processo de conciliação" aberto após o episódio.
Anteriormente, o Conapred havia dito que os comentários do parlamentar "não contribuem com o processo democrático e podem fomentar o racismo e a xenofobia".
O legislador, que também é locutor de rádio, referiu-se aos haitianos em seu programa como "negros abusivos" e disse que a população do país, atingido por um forte terremoto no dia 12 de janeiro, só poderia receber ajuda da comunidade internacional se todos tivessem os dedos pintados com uma "tinta branca indelével".
Devido às declarações, a cúpula do Partido da Revolução Democrática (PRD), de linha esquerdista e ao qual ele pertencia, anunciou a expulsão de Gómez, que, à época, alegou que "tudo não passava de uma brincadeira".
Agora, além de se desculpar, o parlamentar ainda será obrigado a fazer um "curso de sensibilização". (ANSA)
19/02/2010 16:55

FONTE:
http://www.ansa.it/ansalatinabr/notizie/notiziari/mexico/20100219165535031772.html

0 comentários: