quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Blocos afro enaltecem raízes na capital do Maranhão

Blocos afro enaltecem raízes na capital do Maranhão

Agência Brasil
Publicação: 15/02/2010 14:02
São Luís - “A cultura não pode morrer”. Este é o significado de Akomabu, em línguas africanas, e o nome do mais antigo bloco afro de São Luís (MA). Criado há 27 anos pelo Centro de Cultura Negra (CCN) do Maranhão, o bloco leva para as ruas, todos os anos, mensagens de exaltação às raízes africanas dos grupos negros da cidade e dos quilombolas da região, assim como as lutas pela igualdade racial.

Depois do Akomabu, surgiram na capital dez blocos que, além de participar do carnaval de rua, desfilam na Passarela do Samba, por onde também passam as escolas de samba de São Luís. Diferentemente das agremiações, porém, nenhum bloco afro aceita concorrer a prêmios.

“Para alguns, nossa cultura serve de espetáculo, e nossa cultura não é dançar para os os brancos verem. Nossa cultura é resistência, e um dos instrumentos de resistência para o movimento negro maranhense é o bloco Akomabu. A gente leva jovens, adultos, crianças, para a avenida, no sentido de colocarmos as nossas demandas”, afirma o coordenador geral do Centro de Cultura Negra do Maranhão, Luís Alves Ferreira.

O enredo do bloco neste e ano é “África: um legado de riqueza e sabedoria”, e leva às ruas mensagens que tentam reverter a visão de um continente marcado pela fome e a miséria, e mostrar sua diversidade cultural e os conhecimentos científicos, tecnológicos, arquitetônicos e agrícolas do continente em que viveram os ancestrais de todos os homens.

Foram compostas nove músicas que marcam a passagem do bloco pelas ruas, gravadas em um CD, lançado em 10 de janeiro pela banda Akomabu – grupo de intérpretes e músicos que executam as gravações, antes do carnaval.

Na canção “O Negro”, de Raydenisson Sá e Alaide Ozanna, por exemplo, fala-se do direito à educação para os negros, das pirâmides do Egito, das letras de Bob Marley, da conquista da presidência dos Estados Unidos por Barack Obama, além da realização da Copa do Mundo na África do Sul, este ano.

Antes da saída para as ruas do centro de São Luís, os cerca de 500 componentes do Akomabu se reuniram na tarde de ontem (14) na Casa de Nagô, também no centro de São Luís, para uma benção, em ritual de religiões de matriz africana.

Em seguida, percorreram as ruas do circuito São Pantaleão, o principal da cidade. À meia noite, a banda fez show, enquanto cinco blocos afro se apresentavam na Passarela do Samba. A participação de blocos afro está prevista para todos os dias, na programação oficial do carnaval de São Luís.

0 comentários: