terça-feira, 19 de janeiro de 2010

PENSAMENTOS DE MICHEL WIEVIORKA NO LIVRO: O RACISMO, UMA INTRODUÇÃO

"O RACISMO, UMA INTRODUÇÃO"

"Introdução à análise do racismo, este livro constitui por sí uma definição do fenômeno. Porém, pode ser útil, a título provisório, arriscar uma primeira definição: o racismo consiste em caracterizar um conjunto humano pelos atributos naturais, eles próprios associados às características intelectuais e morais que valem para cada indivíduo dependente desse conjunto e, a partir disso, por eventualmente em execução práticas de inferiorização e de exclusão.

As Ciências Sociais não estão jamais em posição de exterioridade ou de neutralidade em relação aos objetos que as estudam, e os pesquisadores, docentes, estudantes que pretendem produzir, difundir e se apropriar de conhecimentos relativos ao racismo não lhes são jamais indiferentes. Amiúde, consideram que, ao se interessarem pelo fenômeno, contribuemn para combatê-lo. Simetricamente, os atores, cujo engajamento participa da luta contra o racismo, são mais e mais advertidos dos limites dos bons sentimentos, sempre suscetíveis de se revelarem contra-producentes: eles deveriam aceitar cada vez mais a idéia de que o conhecimento aumenta a capacidade de ação.
Se for necessário distinguir a análise e a ação, é preciso também recusar as duas tentações opostas, que consistem, uma, em dissociar inteiramente os registros, a outra, é confundí-las e fundí-las. O problema é antes articulá-las, pensar sua coerência, e ao mesmo tempo reconhecer em cada uma delas certa autonomia. É por isso que este livro não começa por um discurso enganjado, mas termina em um capítulo que se esforça para por em correspondência a análise do racismo e a ação anti-racista, considerando esta última um engajamento que exige reflexão."

FONTE:

WIEVIORKA, Michel. O racismo, uma introdução. Sâo Paulo: Perspectiva, 2007, pp. 9-10.

0 comentários: