segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Vídeo sobre 'racismo' de webcam já foi visto mais de um milhão de vezes

25/12/09 - 11h29 - Atualizado em 25/12/09 - 11h55



Clip colocado no YouTube sugere que software de reconhecimento facial da HP não funciona para rostos negras.

Da BBC
Tamanho da letra
A- A+
Um vídeo que sugere que software que opera câmeras de reconhecimento facial para laptops HP não detectam rostos negros teve mais de um milhão de acessos no site YouTube.



O vídeo, colocado no site em meados deste mês, mostra "Black Desi" ("Negro Desi") e sua colega "White Wanda" ("Branca Wanda").



Quando Wanda, uma mulher branca, fica diante da tela, a câmera faz zoom no rosto dela e se movimenta na medida em que ela se movimenta.



Mas quando Desi, um homem negro, faz a mesma coisa, a câmera não reage da mesma forma - não acompanha os movimentos dele.



O clip tem um tom bem humorado mas traz o título "computadores HP são racistas".



"Black Desi" também diz que o computador é "racista".



"E o pior é que eu comprei um para o Natal", diz ele. "Eu espero que a minha mulher não veja este vídeo do YouTube, mas eu comprei o mesmo computador e nós não podemos nem usar."



Um porta-voz da empresa disse à BBC: "A HP foi informada de um problema potencial com o software de reconhecimento facial, inclusive em alguns de seus sistemas, que parece ocorrer quando a iluminação na parte da frente é insuficiente."



"Nós levamos isso a sério e estamos examinando o problema junto aos nossos parceiros."


http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1426350-6174,00-VIDEO+SOBRE+RACISMO+DE+WEBCAM+JA+FOI+VISTO+MAIS+DE+UM+MILHAO+DE+VEZES
.html

0 comentários: