quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Prefeitura apóia I Seminário Municipal de Saúde da População Negra

Prefeitura apóia I Seminário Municipal de Saúde da População Negra

O I Seminário Municipal de Saúde da População Negra

ascom - 2009-10-28 - 08:00:00 -

O I Seminário Municipal de Saúde da População Negra, promovido pela Rede de Saúde da População de Religiosidade de Matrizes Africanas, em alusão ao 27 de Outubro, Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, contou com apóio da Prefeitura de Porto Velho. O evento foi realizado no espaço Vrena, sede da Associação Cultural Cuniã, dividido em painéis temáticos direcionados aos avanços e conquistas das políticas públicas de igualdade racial.

Segundo destacou o prefeito, Roberto Sobrinho, ainda em 2007, Porto Velho assinou o termo de adesão ao Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial, o Fipir, se tornando o único município do estado a sensibilizar-se pelas políticas públicas de igualdade racial. “A adesão ao Fipir foi apenas o primeiro passo. Em 2008, promovemos a I Conferência Municipal da Igualdade Racial e neste ano, a Prefeitura deu posse ao Conselho do Negro (Conegro)”, explicou o prefeito.

De acordo com a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Mara Regina, que inclusive ministrou uma das palestras do seminário abordando o tema “Avanços e conquistas após a implantação do Fipir”, o olhar da administração municipal para as políticas públicas de igualdade racial vão além. “A Prefeitura tem trabalhado na inclusão social da população negra, criando políticas voltadas para geração de emprego, melhorias na assistência a saúde, por reconhecer a existência de racismo e doenças que por razões sociais ou genéticas acometem com mais freqüência à população negra”, afirmou Mara Regina.

O Seminário Municipal de Saúde da População Negra é parte da programação nacional e aconteceu simultaneamente em mais 25 estados brasileiros. O objetivo é divulgar a portaria 992 que instituiu a Política Nacional de Saúde da População Negra. “Além das doenças que acometem com mais freqüência a população negra, existe também as mortes causadas pela violência”, destacou Valéria de Oliveira, sub-secretária de Ações Afirmativas da Secretária Especial de Política de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), ligada a Presidência da República.


http://rondoniadinamica.com/ler.php?id=10329&edi=3&sub=13

0 comentários: