sábado, 24 de outubro de 2009

Campanha de promoção da identidade negra chega aos trens urbanos

Campanha de promoção da identidade negra chega aos trens urbanos

“Moreno (a), não. Eu sou negro (a)!”. Com esse slogan, integrantes do Bamidelê – Organização de Mulheres Negras na Paraíba - realizaram, na tarde desta quinta-feira, 22, uma Blitz Étnica dentro da Campanha de Promoção da Identidade Negra no Estado. Com instrumentos e vestimentas típicas da raça negra, mulheres e homens cantaram, dançaram e falaram sobre a crise de identidade existente na raça na Paraíba. A blitz começou às 16h e foi até às 18h.

Segundo Dandara Correia, integrante da Bamidelê, apesar da Paraíba ter uma população formada com predominância na raça negra, 63,3%, de acordo com a Pesquisa Nacional de Amostragem por Domicílio (PNAD, 2007) ainda é grande a prática de racismo, a baixa auto-estima e as diferenças. “O nosso objetivo é firmar a identidade negra procurando trabalhar a auto-estima e minimizar as diferenças”, explica.

Enquanto esperavam o trem, passageiros puderam ouvir cantos e esclarecimentos sobre o negro desde os tempos da escravidão até as discriminações praticadas nos dias atuais. “Reconhecer o racismo é o primeiro passo para o enfrentamento das diversas formas de discriminação vividas pela população negra e para a promoção da igualdade racial”, afirma Dandara Correia.

A Bamidelê vem trabalhando a questão étnica desde 2001, quando foi fundada. Ela é composta especialmente por feministas negras, com o propósito de promover impactos sociais. Bamidelê, palavra de ancestralidade africana, significa Esperança. A campanha foi iniciada no dia 30 de julho e prossegue até 20 de novembro, no dia nacional da Consciência Negra.

http://www.clickpb.com.br/artigo.php?id=20091022070919

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