quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Advogados Afro-brasileiros manifestam apoio à D’Urso


Por reconhecer tudo o que D’Urso fez pelos colegas negros, um movimento de Advogados e Advogadas afro-brasileiros, organizaram um manifesto que está circulando na comunidade em apoio à reeleição de D’Urso.
Foi na gestão D´Urso que pela primeira vez na história do nosso estado um advogado negro, Dr. Hédio Silva Jr., indicado pela OAB/SP, assumiu a Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania.
Também na gestão D´Urso que pela primeira vez um advogado negro, Dr. Erickson Gavazza Marques, indicado pela OAB/SP, assumiu uma vaga no Tribunal de Justiça de São Paulo.
Na gestão D´Urso que pela primeira vez uma advogada negra, Dra. Eunice Aparecida de Jesus Prudente, indicada pela OAB/SP, assumiu a Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania.
Foi também na gestão D´Urso que a Comissão do Negro e de Assuntos Antidiscriminatórios ganhou visibilidade, tendo à frente o Dr. Marco Antônio Zito Alvarenga, com uma atuação corajosa, destacada e competente contra a discriminação racial e todas as formas de discriminação.
Veja a íntegra do Manifesto:
Manifesto dos Advogados Afro-Brasileiros Pró-D'Urso

Considerando as realizações da gestão D´Urso em prol da igualdade racial e os serviços prestados à comunidade negra de São Paulo, os Advogados e Advogadas Afro-brasileiras vêm a público manifestar apoio à recondução de Luiz Flávio Borges D´Urso à Presidência da OAB-SP.
Ao longo de sua gestão na OAB, o Presidente D´Urso, por meio de ações concretas, demonstrou compromisso real e efetivo com o combate ao racismo, a promoção da igualdade racial e a valorização da diversidade.
Mais do que isso: o Presidente D´Urso teve a preocupação de prestigiar advogados e advogadas negras, convidando-os para serem conselheiros e ocuparem cargos de destaque em sua gestão.
Foi na gestão D´Urso que pela primeira vez na história do nosso estado um advogado negro, Dr. Hédio Silva Jr., indicado pela OAB/SP, assumiu a Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania; foi na gestão D´Urso que pela primeira vez um advogado negro, Dr. Erickson Gavazza Marques, indicado pela OAB/SP, assumiu uma vaga no Tribunal de Justiça de São Paulo; foi na gestão D´Urso que pela primeira vez uma advogada negra, Dra. Eunice Aparecida de Jesus Prudente, indicada pela OAB/SP, assumiu a Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania.
Foi também na gestão D´Urso que a Comissão do Negro e de Assuntos Antidiscriminatórios ganhou visibilidade, tendo à frente o Dr. Marco Antônio Zito Alvarenga, com uma atuação corajosa, destacada e competente contra a discriminação racial e todas as formas de discriminação.
Nós advogados afro-brasileiros sentimos na pele, cotidianamente, a importância do respeito e do reconhecimento profissional não como favor ou paternalismo, mas como valorização de uma comunidade que há cinco séculos trabalha para a edificação material e moral do nosso Estado e do nosso país.
Muitas vezes, no exercício da profissão, somos obrigados a provar que somos advogados, com o mesmo preparo de qualquer outro colega.
É por isso que como advogados e advogadas afro-brasileiras sabemos a importância da defesa das prerrogativas da advocacia; dos serviços prestados pela CAASP; da intimação on line hoje oferecida gratuitamente pela OAB; do Convênio de Assistência Judiciária mantido pela Ordem; enfim, a importância da atuação da OAB ao lado das maiorias, daqueles que contam unicamente com a Ordem para defender a profissão e a dignidade da advocacia.
O momento por que passa a advocacia exige capacidade de discernimento e decisão: não podemos nos iludir com discursos, promessas e declarações pomposas mas desprovidas de ações concretas.
Queremos que a OAB-SP continue tendo avanços na valorização dos advogados afro-brasileiros e dos advogados como um todo. Não podemos ter retrocessos nem permitir que a OAB/SP seja entregue nas mãos de pessoas inexperientes e sem compromisso com os menos favorecidos.
Apoiamos o Presidente D´Urso por que ele foi testado e aprovado: cumpriu as promessas de campanha, defendeu corajosamente nossas prerrogativas, resgatou a auto-estima da advocacia e não virou as costas para a comunidade negra.
Por isso estamos convocando advogados e advogadas afro-brasileiros e os colegas de todas as cores, culturas e religiões para somarem forças em torno da reeleição do Presidente D´Urso.
Somos mais D´Urso para que as advogadas e advogados afro-brasileiros sejam cada vez mais reconhecidos, prestigiados e valorizados na OAB/SP.
D´Urso é realmente Advogado como a gente e ele nós conhecemos e nele confiamos.

Movimento de Advogados e Advogadas Afro-brasileiros pró D'Urso

0 comentários: