segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Obra de Nina Rodrigues é tema de palestra


Segunda-feira, 24 de Agosto de 2009 H

:: Bahia ::
Memória
Obra de Nina Rodrigues é tema de palestra
Domingo, 23/08/2009 - 12:39

Salvador - A trajetória do médico e antropólogo Raimundo Nina Rodrigues será o tema da próxima aula do Conversando com sua História, do Centro de Memória da Fundação Pedro Calmon/Secretaria da Cultura (Secult), nesta terça-feira (25), às 17h, com o professor Lamartine Lima. O curso é gratuito, realizado às terças-feiras, no auditório da Biblioteca Pública do Estado, nos Barris.

“Nina Rodrigues foi um homem que teve a antevisão dos tempos atuais. Foi um dos primeiros a chamar a atenção para a cultura negra. Hoje, pouca gente conhece sua obra”, defende o palestrante. Especialista em Medicina Legal pela Sociedade Brasileira de Medicina Legal, Lamartine Lima é também professor honorário da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e presidente emérito do Instituto Bahiano de História da Medicina e Ciências Afins.

“Querem olhar Nina Rodrigues com os conceitos de hoje. Querem dizer que ele era racista. Isso é uma distorção”, ressalta Lamartine, referindo-se ao que se costuma afirmar sobre o trabalho do cientista. Na ocasião, o professor abordará também outros aspectos de Nina Rodrigues, como o pioneirismo nos estudos sobre o negro e a compreensão da Antropologia Criminal para desmistificar a visão racista.




http://www.jornaldamidia.com.br/noticias/2009/08/23/Bahia/Obra_de_Nina_Rodrigues_e_tema_de_.shtml

0 comentários: