segunda-feira, 27 de julho de 2009

Sugestão de Pauta

Sugestão de Pauta

O dia 25 de julho foi escolhido como o dia da mulher negra afro latina e caribenha, esta é uma data comemorativa, por representar a luta pelo empoderamento das mulheres negras fora da África. A data reforça a necessidade urgente da implantação de políticas afirmativas para as mulheres negras da diáspora, já que esta tem sido ao longo de nossa história a maior vitima da profunda desigualdade racial vigente na sociedade.

Para possibilitar à reflexão e pensar as experiência de vida destas mulheres, o Núcleo de Estudos Gêneros e Raça Negra Oxum do Terreiro de Oxumarê e o Grupo Cultural Amuleto, realizam pelo V ano consecutivo seu seminário “Por uma questão de gênero e Raça” abordando a temática ancestralidade e resistência, mulher negra fazendo outra história. Este tema foi escolhido para homenagear mulheres negras na ancestralidade e as que dão continuidade ao seu legado nos tempos atuais, explicou a ekede da casa e organizadora do evento Rose Mary, Serão homenageadas mulheres negras de diferentes esferas e ramos de atuação para assim dar visibilidade a história e ações comunitária através dos pontos de vista e cada uma delas na busca de transformação social.

Para o Babalorixá da Casa de Oxumarê babá PC, este evento faz com que as mulheres negras do candomblé ou não, possibilite a mulheres negras na sociedade refletir sobre a necessidade de um reencontro com sua identidade, valorização da história e suas raízes, se assumindo enquanto afro-descendentes e agentes desse processo de democratização racial. Pois a prova da importância das mulheres negras pode ser vista dentro da própria casa de Oxumarê, onde estas ajudaram e ajuda a manter viva e equilibrada a história deste axé. “elas são guardiãs dos segredos, zeladoras da tradição e história, e dos principais atores responsáveis pela perpetuação da cultura e da reconstrução da identidade negra no axé sou muito grato a Ekedes,Egbomis e Yaos desta casa . Completou Babá PC.

O QUE: Seminário “Por uma questão de Gênero e Raça” Ancestralidade e Resistência, mulher negra fazendo outra história.

Quando: 31/ 07 / 2009

Quanto: Grátis

Horário: 18 horas

Onde: Terreiro de Oxumarê / Federação

Contato: 71-3331-0922 \ 8825-3142- Ekede Rose / 71 -8811-4656 –Ekede Iraildes

0 comentários: