sábado, 18 de julho de 2009

SEPPIR participa de debate sobre a promoção da igualdade racial no Peru

17/07/2009 - 15:03
A secretária-executiva do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), Oraida Machado de Abreu, irá representar a SEPPIR no II Fórum Internacional contra o Racismo e a Discriminação “para um Continente Inclusivo” organizado pelo Centro de Culturas Indígenas do Peru (Chirapaq) e pela Comisión Nacional Interétnica del Perú. O evento será dividido em duas etapas: a primeira será no dia 21 na cidade de Ayacucho, e a outra no dia 23 de julho em Lima, no Peru.
O Fórum Internacional irá reunir lideranças dos povos indígenas andinos, amazônicos e afrodescendentes. Além da SEPPIR, o evento contará com a participação de representantes de organizações nacionais e internacionais, entre elas, o Alto Comissariado de Direitos Humanos das Nações Unidas, o Ministério da Justiça do Peru, os Conselhos Nacionais de Mulheres Indígenas do Brasil e da Agentina (Conami), a Comissão Presidencial contra a Discriminação e o Racismo contra os Povos Indígenas de Guatemala (Codisra).
A secretária-executiva do CNPIR vai liderar uma discussão sobre “os avanços e desafios no enfrentamento do racismo desde a criação da SEPPIR”. A técnica da SEPPIR já havia participado da primeira edição do Fórum em setembro de 2006, que resultou na elaboração do Plano de Ação de Luta contra o Racismo e a Discriminação no Peru. “A participação da SEPPIR no Fórum há dois anos foi de extrema importância para dar visibilidade ao movimento negro na promoção da igualdade racial no Peru, já que no país as organizações indígenas são mais expressivas. Nesta ocasião será uma oportunidade para dar continuidade ao debate”, destaca Oraida.
Comunicação Social da SEPPIR/ PR

0 comentários: