Comissão do Senado dos EUA aprova juíza hispânica na Suprema Corte
A juíza Sonia Sotomayor, indicada pelo presidente Barack Obama para uma vaga na Suprema Corte dos Estados Unidos, teve seu nome aprovado nesta terça-feira pelo Comitê Judiciário do Senado americano, por 13 votos a seis.
A aprovação representa um importante passo para que Sotomayor se torne a primeira hispânica a conquistar uma vaga na instância máxima do Judiciário americano.
Na próxima semana, o nome da juíza deve ser submetido ao voto de todos os representantes do Senado, e a expectativa é de que ele seja confirmado.
Apenas um representante da oposição republicana, o senador Lindsay Graham, votou a favor da indicação de Sotomayor.
O Senado é dominado pelo Partido Democrata, de Barack Obama, que tem sido unânime na aprovação da juíza indicada pelo presidente americano.
A base conservadora do Partido Republicano, por outro lado, se opôs com veemência à indicação da juíza, por julgar que Sotomayor se opõe a algumas das "bandeiras" republicanas - como o direito de portar armas - e que algumas de suas decisões teriam sido motivadas por sua origem hispânica.
Polêmica
Uma declaração feita por Sotomayor há alguns anos teria contribuído para o estigma.
Mas, durante a sabatina no Senado para a confirmação de seu nome, a juíza afirmou não ter sido feliz ao comentar, no passado, que "uma mulher latina sábia, com a riqueza de suas experiências, poderia, com mais frequência, chegar a uma melhor conclusão" do que um juiz branco do sexo masculino.
Na quinta-feira, a National Rifle Association, o principal grupo lobista pró-porte de armas nos Estados Unidos, afirmou que os senadores que votassem por Sotomayor perderiam pontos na avaliação de políticos feita pela entidade.
Clique Leia também na BBC Brasil: Juíza indicada por Obama nega influência racial em decisões
Hispânicos
A rejeição a Sotomayor, no entanto, poderá custar aos republicanos a perda de votos em um grupo eleitoral cada vez mais importante, a comunidade hispânica.
A juíza, de 55 anos, é uma nova-iorquina de origem porto-riquenha que cresceu em um conjunto habitacional do bairro do Bronx, mas conseguiu superar suas dificuldades financeiras para se tornar uma bem-sucedida advogada e depois magistrada.
Sua indicação foi saudada como uma vitória pela comunidade de origem latina dos Estados Unidos.
Os hispânicos votaram em peso no presidente Barack Obama durante a disputa presidencial, movidos, em boa parte, pela forte campanha contra a imigração ilegal conduzida pela ala direita do Partido Republicano.
0 comentários:
Postar um comentário