30/07/2009 11.14.09
ENCONTRO DE RELIGIOSOS NEGROS SOBRE QUILOMBOLAS
ENCONTRO DE RELIGIOSOS NEGROS SOBRE QUILOMBOLAS
|
Registro, 30 jul (RV) - Realiza-se em Registro (SP), a 21ª Assembleia de Padres, Bispos e Diáconos Negros.
O encontro é promovido pelo Instituto Mariama (articulação de bispos, padres e diáconos negros) e abertura do mesmo foi realizada, na última terça-feira, na Catedral São Francisco Xavier com a celebração eucarística presidida pelo bispo de Bagé, Dom Gílio Felício.
A procuradora da Fundação Palmares, doutora Dora Lucia fez uma palestra sobre o tema "Negros e legalidade na historia do Brasil". A doutora lembrou aos participantes que as leis brasileiras elaboradas desde o tempo do Brasil Império foram prejudiciais à população negra.
"A lei que proibia o tráfico negreiro, a lei sexagenária e do ventre livre, apesar do aparente aspecto benéfico para os negros, traziam em seus artigos algumas condições que se revelaram prejudiciais para a população negra. Normalmente temos uma leitura superficial destas leis e não nos damos conta de seu aspecto pernicioso à população negra da época" - afirmou Dora.
Sobre a população quilombola e as questões legais, a procuradora afirmou que passado um século de história, ainda é desconhecida a existência de territórios Quilombolas.
Segundo os participantes da Assembleia, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Fundação Palmares tem se empenhado no reconhecimento, demarcação e titulação das terras quilombolas. Foi realizado um debate e troca de informações entre os participantes sobre como apoiar a luta das populações quilombolas.
Além disso, outro debate foi realizado com os representantes do Centro de Apoio a Populações Marginalizadas (CEAP), do Rio de Janeiro, sobre o combate a intolerância religiosa. Os padres e bispos foram convidados a participar da segunda caminhada em defesa da liberdade religiosa marcada para o dia 20 de setembro próximo, no Rio de Janeiro.
Está previsto para hoje uma visita dos padres e bispos ao Quilombo de Ivaporunduva, na cidade de Registro. Nesta visita os participantes ouvirão a população e celebrarão a eucaristia com a comunidade local.
O encontro se concluirá amanhã com a eleição e posse da nova diretoria do Instituto Mariama. (MJ)
http://www.oecumene.radiovaticana.org/bra/Articolo.asp?c=306165
0 comentários:
Postar um comentário