sábado, 9 de maio de 2009

Zuma assume presidência da África do Sul e promete seguir passos de Mandela

Ele se tornou o quarto chefe de Estado desde o fim do apartheid.Quase 30 chefes de Estado e de governo estiveram presentes.
Da France Presse
Jacob Zuma prestou juramento neste sábado )9) como presidente da África do Sul em Pretória e se tornou o quarto chefe de Estado do país desde o fim do apartheid, em uma cerimônia que teve a presença de Nelson Mandela, o primeiro presidente negro do país, cujos passos ele prometeu seguir.
Zuma, eleito na quarta-feira pelo Parlamento depois da vitória de seu partido, o Congresso Nacional Africano (CNA), nas eleições gerais de 22 de abril, prometeu "proteger todos os sul-africanos e incentivar o respeito de seus direitos".
Após a posse, o novo presidente disse que irá seguir os passos do Prêmio Nobel da Paz Nelson Mandela, que assistiu à cerimônia, apesar da saúde frágil aos 90 anos.
"Mandela transformou a reconciliação no tema central de seu mandato (1994-1999). Não nos afastaremos desta tarefa de construção da nação", afirmou Zuma em seu discurso. "Obrigado Madiba por ter nos mostrado o caminho", acrescentou, utilizando o nome de clã de Mandela.
O presidente sul-africano, de 67 anos, prometeu ainda uma "associação para a reconstrução, o desenvolvimento e o progresso", que inclua "todos os sul-africanos, negros e brancos".
Depois da cerimônia de posse, 21 salvas de canhão foram disparadas diante do edifício da União, sede do governo sul-africano. A Força Aérea da África do Sul sobrevoou os 5 mil convidados para uma exibição.
Entre os quase de 30 chefes de Estado e de governo presentes, a maioria africanos, estava o presidente do Zimbábue, Robert Mugabe. Segundo as autoridades, 30.000 pessoas assistiram à posse, apesar da chuva.
Zuma deve revelar no domingo a composição do gabinete, que terá duas prioridades: a luta contra a pobreza (43% da população vive com menos de dois dólares por dia) e a melhoria dos serviços públicos, muito criticados pela ineficiência.
09/05/09 - 11h42 - Atualizado em 09/05/09 - 11h42. G1 mundo / África do Sul.

0 comentários: