sábado, 31 de janeiro de 2009

Republicanos elegem negro para comandar o partido pela primeira vez

Michael Steele foi eleito dez dias após a posse de Barack Obama.Antes, ele trabalhou como vice-governador do estado de Maryland.
Os republicanos elegeram pela primeira vez nesta sexta-feira (30) um negro, Michael Steele, para a direção de seu partido, dez dias depois da posse do primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos Barack Obama. "É com grande humildade que aceito e agradeço a oportunidade de servir como o próximo presidente nacional" do partido, afirmou Steele.
Antes, ele trabalhou como vice-governador do estado de Maryland.
Na sexta rodada de votação, Steele recebeu 91 votos de 168 possíveis, vencendo seu principal rival, Katon Dawson. Para ganhar, eram necessários 85. Steele substitui no cargo Mike Duncan, quem estava na frente na primeira rodada de votos, mas no final não atingiu os 85 mínimos necessários para ganhar a Presidência do RNC, integrado por 168 membros. O dirigente do Comitê Nacional Republicano (RNC) é selecionado pelo presidente quando os republicanos controlam a Casa Branca, caso contrário são os comitês estaduais do partido que o fazem. Duncan foi selecionado em janeiro de 2007 pelo então presidente George W. Bush e seu principal assessor político, Karl Rove.
Do G1, com agências. 30/01/09 - 19h18 - Atualizado em 30/01/09 - 20h58

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

A Cia dos Comuns e Karê Produções

O SUBTERRÂNEO JOGO DO ESPÍRITO

Concepção, dramaturgia e interpretação: Rodrigo dos Santos

Monólogo em processo de criação livremente inspirado na música/vida do nigeriano Fela Kuti (1938 - 1997).Músico, profeta, político, pensador, multi-instrumentista, dançarino, compositor e revolucionário,Fela foi o inventor do movimento cultural e musical “Afrobeat”,combateu os abusos da ditadura militar e do governo civil na Nigéria,utilizando como arma sua música - uma combinação de ritmos afro-americanos,como o soul, o funk, o jazz, com elementos musicais tradicionais.

Café do Teatro Gláucio Gill
Praça Cardeal Arcoverde, s/nº - Copacabana
(21) 2332 - 7902 e 2332 - 7904
Cia dos Comuns: (21) 2242 - 0606
5 a 14 de fevereiro - quinta a sábado - 19:30 h
ingressos: inteira 6,00 / meia 3,00
classificação etária: 14 anos

Os feriados de São Jorge e Zumbi devem ser mantidos?

Sim. É uma homenagem merecida e mais um dia de descanso
71,4% (497 votos)
Não. Já temos feriados demais
28,6% (199 votos)
Total: 696 votos
Fonte: Jornal ODia On line: http://odia.terra.com.br/rio/index.asp

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

O olhar brasileiro


O olhar brasileiro
Exposição reúne imagens raras de ritos ancestrais captadas por José Medeiros num terreiro carioca, em 1951, e fotos que registram o ingresso do Brasil na modernidade

O fotógrafo piauiense José Araújo de Medeiros (1921-1990) não foi certamente o primeiro fotojornalista brasileiro, mas foi com ele que nasceu um modo especial de ver as minorias étnicas do Brasil. Algumas das primeiras fotos que documentam um ritual de iniciação de filhas-de-santo num terreiro baiano de subúrbio foram feitas por Medeiros como profissional da revista O Cruzeiro, para a qual trabalhou de 1946 a 1961. É justamente esse o período das principais imagens expostas, a partir de hoje, na mostra Candomblé, no Instituto Moreira Salles (IMS) em São Paulo. Ela traz o ensaio fotográfico homônimo, realizado entre 1951 e 1956, imagens de personalidades que fizeram o Brasil ingressar na modernidade (Tom Jobim, Oscar Niemeyer), raros registros antropológicos de tribos indígenas e paisagens do Rio de Janeiro, onde Medeiros fixou residência em 1939.
Veja galeria de fotos no siteCandomblé nasceu de um ensaio fotográfico publicado pela O Cruzeiro em setembro de 1951, com texto do repórter Arlindo Silva - criticado, na época, por estudiosos da religião africana, entre eles o sociólogo francês Roger Bastide, que reconheceu apenas as fotos de Medeiros como "documentos vivos" para o entendimento do "estado de erê" (estado em que a consciência do fiel do candomblé entra em contato com o mundo mítico do orixá). Candomblé virou livro em 1957, reunindo 65 fotografias feitas no terreiro de Oxóssi, num subúrbio ferroviário de Salvador. É este mesmo livro que está sendo lançado com novo projeto gráfico e um conjunto de 13 fotografias não incluídas na seleção original, escolhidas entre as 236 imagens de candomblé existentes na coleção do IMS.O acervo de Medeiros tem 20 mil fotogramas e foi incorporado à coleção do IMS em 2005. É um conjunto de históricas imagens de tribos indígenas (caiapós, xavantes), presidentes (Juscelino, Vargas), pintores (Guignard, Portinari), líderes políticos (Luís Carlos Prestes), escritores (Graciliano Ramos, Jorge Amado), músicos (Tom Jobim, Dorival Caymmi), cineastas (Arnaldo Jabor) e atrizes (Cacilda Becker, Maria Della Costa) - enfim, uma espécie de súmula dos anos 1950 e 1960. O fotógrafo deixou O Cruzeiro em 1961 para montar a própria agência, Image, com Flávio Damm e Yedo Mendonça. Damm, num texto para o portal Photos, em 2004, lembrou que Medeiros foi o responsável pela mudança da cara do fotojornalismo "capenga" que se praticava na revista sob comando do "sensacionalista" Jean Manzon - de resto, um bom fotógrafo, embora parceiro profissional de David Nasser e funcionário do DIP, o órgão de propaganda da ditadura Vargas.Segundo Flávio Damm, Medeiros foi sempre um contestador, um homem que, longe do engajamento partidário, adotou uma posição política clara sobre as minorias brasileiras. Como tinha certo prestígio junto a Frederico Chateaubriand, sobrinho de Chatô, usou O Cruzeiro para publicar reportagens sobre índios e negros, numa época em que o modelo da sociedade brasileira era o caucasiano - de preferência americano com olhos azuis. Como a revista era um sucesso editorial (mais de 300 mil exemplares em 1951, data da reportagem sobre o candomblé) e apostava em reportagens especiais, Medeiros viajava por todo o Brasil e assinava as melhores publicações de fotografia. Assim, é um equívoco pensar que tivesse um olhar ingênuo sobre os objetos fotografados. Sua opção pelos deserdados e o modo de fotografá-los passa necessariamente pela lente social de Walker Evans (1903-1975), que registrou os efeitos da grande Depressão americana nos anos 1930.Foi esse olhar que permitiu a Medeiros ingressar na carreira cinematográfica (como fotógrafo de A Falecida, de Leon Hirszman, em 1965) e assinar a fotografia de alguns dos melhores filmes rodados entre as décadas de 1960 e 1980 - ele foi o fotógrafo de A Opinião Pública (1967), Xica da Silva (1976), Chuvas de Verão (1981), Memórias do Cárcere e do filme nigeriano Cry Freedom (1981), de Ola Balogun. Pelos temas desses filmes - a realidade dos suburbanos cariocas, a história de escravos, aposentados, presos políticos e líderes populares africanos - é possível conhecer um pouco mais desse piauiense sapateador, nascido em Teresina e companheiro inseparável das expedições do sertanistas irmãos Villas-Boas, que deixava enlouquecidos ao ensinar suas canções preferidas (Nature Boy, entre elas) aos índios.Mas o embrião desse interesse antropológico nasceu mesmo com o trabalho da revista O Cruzeiro. Após a publicação de uma reportagem assinada pelo cineasta Henri Georges-Clouzot (1907-1977) na revista Paris-Match, em 1951, Les Possédées de Bahia (As Possuídas da Bahia), os editores da revista O Cruzeiro acharam que Medeiros seria o homem certo para dar uma resposta à eurocêntrica visão do diretor de As Diabólicas. Medeiros, com a ajuda de um motorista de táxi de Salvador, localizou um terreiro, pagou pelos animais que seriam sacrificados no ritual documentado nesta página e, na hora, teve de enfrentar a ira dos orixás. O cabo do sincronismo do flash se rompeu e ele teve de ajustar o anel do obturador de sua Rolleiflex para enfrentar a escuridão do terreiro. E venceu. Sua luz, como disse Glauber Rocha, era uma luz brasileira. Nem as trevas podiam com ela.
Serviço
José Medeiros. Instituto Moreira Salles - IMS. Rua Piauí, 844, 1.º andar, Higienópolis, 3825-2560. 13 h/ 19 h (sáb. e dom. até 18 h; fecha 2.ª). Grátis. Até 5/4. Abertura hoje, 19h30, com relançamento do livro Candomblé
Antonio Gonçalves Filho

Subsídios da SEPPIR à II Conapir


SUBSÍDIOS À II CONAPIR -Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Índice
Apresentação 05
Introdução 07

Parte I
1. Brasil em fatos, mitos e realidades 09
1.1 – A dinâmica social, econômica e racial do país 09
1.2 – Do pós abolição aos dias atuais 12
1.3 – A igualdade racial sob o ponto de vista legal 18
1.4 – Estratégias do movimento negro para superação do racismo 21
Parte II
2. Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial 24
2.1 – A elaboração e execução de uma nova política 24
2.2 – Agenda estratégica de igualdade racial 32
2.3 – Ação intergovernamental: o pacto federativo 49
2.4 – A política nacional e as relações internacionais 51
Parte III
3. Controle social, desafios e perspectivas para a igualdade racial 59
3.1 – Controle social fortalecendo ação dos governos da sociedade 59
3.2 – A atualidade, os objetivos e as perspectivas para o futuro 60
Anexos
1. Decreto Presidencial publicado no D.O.U. de 10/11/08 – Mudança de Data
da II CONAPIR.
2. Decreto Presidencial publicado no D.O.U. de 19/10/07 – Convocação da II
CONAPIR.
3. Data de abolição da escravidão na América Latina e Caribe, citado por
Marcelo Paixão (2006:36).
4. Lei de Anistia post mortem a João Candido (o Almirante Negro).
5. Projeto Cotas nas Universidades Públicas.
6. Composição do CNPIR – Gestão 2008-2010.
7. Resumo do Mapa de Distribuição Especial da População, segundo a Cor ou
Raça – Negros e Pardos – IBGE/SEPPIR 2008.
8. Instrução Normativa n.º 49 – MDA/INCRA.
9. Lista das comunidades remanescentes de quilombos tituladas no Brasil,
segundo a FCP/MinC.
10. Resumo da Agenda Social Quilombola.
11. Lista de universidades que desenvolvem ações afirmativas.
12. Resumo do Plano de Desenvolvimento em Educação (Destaques PR).
13. Lista de adesões ao Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade
Racial.
14. Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

Apresentação
O racismo e o combate à discriminação racial são preocupações relativamente
recentes dos governos no plano internacional. Surgiram no pós-guerra, com a
adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos e o acompanhamento
de sua implementação no âmbito da Organização das Nações Unidas. Desde
então, o diálogo entre as nações avançou gradualmente, até que em 2001 foi
realizada a III Conferência das Nações Unidas contra o Racismo, a
Discriminação Racial, a Xenofobia e as formas correlatas de Intolerância, em
Durban, na África do Sul. O Brasil participou com a maior delegação e
colaborou assumindo a relatoria geral.

A Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, da
Presidência da República, foi criada em 2003 como uma resposta positiva do
Brasil às deliberações da Conferência de Durban, em reconhecimento às lutas
históricas do movimento negro e de outros movimentos sociais brasileiros
contra a discriminação racial, e em consequência do amadurecimento das
relações raciais em nossa sociedade. Sob a coordenação da SEPPIR estão o
Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), o Fórum
Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial (FIPIR), a formulação da
Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial (PNPIR) e a organização
da Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CONAPIR), que
terá sua segunda edição entre os dias 25 e 28 de junho de 2009, em Brasília.
A II CONAPIR será uma oportunidade ímpar para fortalecer o diálogo e a
cooperação entre órgãos e entidades governamentais e não governamentais
de promoção da igualdade racial, no qual deverão ser apontados possíveis
ajustes nas políticas de igualdade ora em curso, e fortalecidas as relações das
mesmas com as políticas sociais e econômicas em vigor.
Ao criar a SEPPIR, o Governo brasileiro assumiu a responsabilidade pela
promoção da igualdade racial a partir do entendimento de que o Estado não
deve ser neutro em relação às questões raciais, pois a ele cabe assegurar
igualdade de oportunidades em busca de melhores condições de vida a todos
os brasileiros. Mas, associada a esta nova postura governamental, está a
compreensão de que as políticas públicas, para que sejam efetivas, devem ser
frutos das necessidades percebidas na sociedade e por ela determinadas.
Esta é uma relação que já esta estabelecida e que temos a tarefa de preservar.
Durante a II CONAPIR, portanto, o Governo Federal, através da SEPPIR e de
outros entes da administração pública, fará uma avaliação das diversas ações
em andamento e apresentará sua agenda estratégica para o futuro. E a
sociedade civil exercerá o controle social como continuidade do processo de
elaboração das políticas de promoção da igualdade racial. Desta forma
seremos capazes de firmar metas e compromissos comuns, tornando mais
transparentes as relações entre Estado e sociedade, e estabelecendo objetivos
sintonizados com a realidade do país e de seu povo.
A promoção da igualdade racial não está desvinculada de todas as demais
ações que hoje competem para o desenvolvimento do país. A ação indutora do
Estado é imprescindível e dela depende em boa parte a conquista da cidadania
plena pelos grupos que vivem discriminação do ponto de vista racial e étnico.
Neste sentido, as ações afirmativas, o Programa de Aceleração do
Crescimento e as demais políticas setoriais aplicadas pelo Governo brasileiro
devem ser complementares. Especialmente em relação às parcelas excluídas
da sociedade, para as quais o atual crescimento econômico e as políticas
públicas universais são insuficientes para reverter a desigualdade secular que
marca a sua história.
No que diz respeito à redução da desigualdade, entre 2002 e 2007, 9,7 milhões
de brasileiros deixaram as classes D e E, e passaram a compor a classe C.
Houve reajuste real de 32% do salário mínimo (2003/2007), aumentou em 6,5%
o consumo das famílias em 3,6% a massa salarial real. De janeiro de 2003 a
janeiro de 2008 foram criados 10,3 milhões de postos de trabalho, sendo 8,2
formais. Atento aos efeitos da crise econômica internacional, o Governo
Federal toma medidas para que as ações de crescimento não sejam
comprometidas, mantendo em expansão a rede de proteção social e as
recentes conquistas da classe trabalhadora.
Os grupos étnicos em posição mais vulnerável, como os negros, indígenas,
povos de etnia cigana, no atual contexto de desenvolvimento econômico e
social do país, puderam perceber um quadro de melhora em sua qualidade de
vida. No entanto, as condições gerais de vida das negras e negros brasileiros,
por exemplo, que representam mais de 49% da população, seguem inferiores
as dos brancos. Relatório do Programa das Nações Unidas para o
Desenvolvimento (Pnud/ 2008) mostra que os não-brancos no Brasil estão em
desvantagem em itens como renda, educação, saúde, emprego, habitação e
segurança pública.
Mudar este quadro é uma missão a ser enfrentada pela sociedade brasileira. E
a II CONAPIR será um momento muito importante no cumprimento desta
tarefa. O Brasil é fiador e signatário de todos os tratados internacionais de
combate ao racismo, possui a segunda maior população negra do planeta e é,
também, uma referência mundial sobre a promoção da igualdade racial. No
entanto, nunca antes tivemos um ambiente tão favorável quanto o atual para a
discussão deste tema tão caro à consolidação de nossa democracia. Nunca
houve antes um período democrático longo o suficiente para permitir a
discussão madura, ampliada e participativa sobre a igualdade, na qual os
negros, povos de etnia cigana, indígenas, judeus e palestinos pudessem
contribuir na elaboração de políticas públicas que versam sobre os seus
próprios direitos. Não perderemos esta oportunidade para reforçar nossa
democracia e acelerar a caminhada rumo à justiça social.

Edson Santos
Ministro de Estado-Chefe da SEPPIR/ Presidência da República

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