Rio - Cristão não, há grande chance de você já ter ouvido falar do Santo Sudário, pedaço de tecido mantido no Vaticano que teria envolvido o corpo de Jesus após a crucificação. É menos provável, entretanto, que saiba da existência do dente de Buda, da barba de Maomé ou do sangue de São Januário. Tudo isto faz parte da lista das 10 relíquias religiosas mais famosas, divulgada pela revista ‘Time’. Mistério da cabeça de São João Batista Também há pesquisadores que duvidam, por exemplo, tanto da pegada de Maomé como dos supostos fios de sua barba. Já o tal dente de Buda pode nem ser humano. Especialistas em odontologia já o questionaram, dizendo que, pelas suas características, é mais provável que tenha pertencido a um animal.Do Sudário à barba de Maomé, os objetos mais adorados do mundo
Revista ‘Time’ elaborou lista das 10 relíquias mais famosas de todas as religiões. Veracidade das peças é discutida
Com 4,3m, o Sudário é mantido desde o século 16 na Catedral de Turim, Itália. Em seguida na lista, vem o sangue de São Januário, de Nápoles, Itália, decapitado no século 4. Segundo fiéis, várias vezes por ano a substância, mantida numa ampola, torna-se líquida. Também na Itália, em Roma, são mantidas as correntes que teriam aprisionado São Pedro em Jerusalém.
A primeira relíquia não-cristã na lista é a barba de Maomé, que fica no palácio do Museu de Topkapi, Turquia. Apesar de o profeta ter proibido a adoração de outros seres fora Deus, a relíquia é visitada por milhares de pessoas todo ano. O mesmo museu mantém uma pegada daquele que, para os muçulmanos, escreveu a palavra de Deus no Alcorão.
O budismo também tem uma relíquia na lista: o canino esquerdo do líder Buda. O dente está num templo no Sri Lanka. Outra relíquia é a Cruz da Videira, maior símbolo da Igreja Ortodoxa da Geórgia e que teria sido presenteada a uma pregadora do país pela própria Virgem Maria. Por falar na mãe de Jesus, há ainda o Cinto Sagrado de Maria, numa Igreja na Itália, e a Túnica da Virgem Abençoada, na Catedral de Chatres, na França. Esta teria aparecido intacta após incêndio. Talvez a relíquia mais estranha, porém, seja a cabeça de São João Batista. Quatro instituições dizem estar com ela, retirada do corpo do santo após pedido da princesa Salomé, filha de Herodes Filipe. Parece muita cabeça para pouco santo...
Muitas das relíquias têm a veracidade discutida. Por ser respeitado por várias denominações cristãs e pelos muçulmanos, o paradeiro da cabeça de São João Batista é, de longe, o que levanta mais controvérsia. Reivindicam estar com ela a Mesquita de Umayyad, em Damasco; a Igreja de São Silvestre, em Roma; o Museu Residenz, na Alemanha; e a Catedral de Notre Dame de Amiens, na França. O Museu de Topkapi, na Turquia, diz ter o braço do santo e parte da cabeça. Um monastério ortodoxo também afirma ter a mesma relíquia e outro, na Sérvia, sua mão direita, a que teria batizado Jesus.
domingo, 25 de julho de 2010
Do Sudário à barba de Maomé, os objetos mais adorados do mundo
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quinta-feira, 22 de julho de 2010
VI CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES(AS) NEGROS(A
VI CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES(AS) NEGROS(AS)
O VI Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as) entre os dias 26 a 29 de Julho, debaterá sobre “Afrodiáspora: saberes pós-coloniais, poderes e movimentos sociais”, a fim de apresentar e discutir os processos de produção/difusão de conhecimentos intrinsecamente ligados às lutas históricas empreendidas pela populações negras nas Diásporas Africanas, nos espaços de religiosidades, nos quilombos, nos movimentos negros organizados, na imprensa, nas artes e na literatura, nas escolas e universidades, nas organizações não-governamentais, nas empresas e nas diversas esferas estatais, que resistem, reivindicam e propõem alternativas políticas e sociais que atendam às necessidades das populações negras, visando a constituição material dos direitos.
Difundir e debater os saberes produzidos por negros(as) no Brasil implica no esforço de identificar no cenário sociocultural brasileiro, conhecimentos, manifestações e formas de pensar/estar no mundo, concepções, linguagens e pressupostos não hegemônicos, construídas pela multiplicidade de sujeitos que constituem as populações negras, focalizando essa população como produtora de conhecimentos científicos, técnicos e artísticos.
Essa temática também propõe uma reconfiguração dos quadros da memória, no que tange a experiência histórica da população negra no Brasil, que respeite a presença da ancestralidade e tradições africanas, mas, ao mesmo tempo, considere as composições, traduções e recriações realizadas nos movimentos da diáspora.
A escolha dessa temática para orientar os debates e proposições do VI Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as), leva em consideração a atual conjuntura brasileira, quando os segmentos negros organizados reivindicam e acentuam o incremento de mecanismos jurídicos-políticos de constituição material de direitos, tais como: a Lei n.º 10.6391 e suas Diretrizes Curriculares, a implementação de Políticas de Ações Afirmativas, a luta pela aprovação do Estatuto da Igualdade Racial e do Projeto de Cotas para Negros nas Universidades pelo Congresso Nacional, o que tem implicado na exigência e na urgência de ampliar o campo de discussão e produção de conhecimentos sobre as populações negras.
Em suma, traremos à tona estudos e debates sobre a realidade das populações negras, principalmente as questões ligadas ao racismo, às reconstruções culturais diaspóricas, às resistências e (re)existências negras. A disseminação de conhecimentos e o debate sobre tais questões, a busca de alternativas que possibilitem a equidade social, farão parte dos trabalhos de intelectuais negros e negras no VI Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as).
Estimamos que sejam beneficiados(as) diretamente pelo VI COPENE cerca de 2000 participantes, de todas as Unidades da Federação e do exterior. Além disso, espera-se que na realização deste congresso, assim como nas edições anteriores, tenhamos um crescimento quantitativo e qualitativo da produção científica.
http://www.abpn.org.br/copene/index.php?option=com_content&view=article&id=14&Itemid=27
Postado por LUIZ FERNANDO MARTINS DA SILVA às 00:03 0 comentários
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quarta-feira, 21 de julho de 2010
Pais negros geram um bebê branco na Inglaterra
Genética
Pais negros geram um bebê branco na Inglaterra
Especialistas em genética têm tentado explicar o acontecimento, pois a criança não é albina
Um casal de negros gerou uma filha branca de olhos azuis na Inglaterra. Especialistas em genética têm tentado explicar o acontecimento, pois a criança não é albina. Além disso, Benjamin e Angela Ihegboro, de origem nigeriana, afirmam não ter conhecimento de nenhum ascendente branco em suas famílias. Exames de DNA comprovaram que a criança realmente é filha do casal.
Para o professor de genética Bryan Sykes, da Universidade de Oxford, apesar de os pais negarem, ambos precisariam ter um ancestral branco para poder ter uma criança de pele clara.
A cor da pele é um processo genético complexo que se acredita envolver sete genes. Por isso, a mistura de raças (mãe branca e pai negro, por exemplo) permite existir esse tipo de caso. Isto seria possível até mesmo se a criança tiver bisavós de raças diferentes.
fonte - http://opiniaoenoticia.com.br/vida/ciencia/pais-negros-geram-um-bebe-branco-na-inglaterra/
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Câmara da Espanha rejeita lei que bane véu islâmico em locais públicos
20/07/2010 22h29 - Atualizado em 20/07/2010 22h29
Câmara da Espanha rejeita lei que bane véu islâmico em locais públicos
Já aprovada no Senado, proposta foi vetada por 183 votos a 162.
Há uma semana, parlamentares franceses aprovaram lei que bane véu.
Do G1, em São Paulo
Deputados da Espanha rejeitaram nesta sexta-feira (20), por 183 votos a 162 e duas abstenções, a proposta do oposicionista Partido Popular de proibir o uso de véu islâmico integral (niqab ou burca) em lugares públicos no país, informa o diário espanhol “El País”.
Foi a primeira votação sobre o assunto na Câmara baixa espanhola, após o Senado ter aprovado a proposta de lei para banir a vestimenta.
A resolução do PP pedia ao Executivo a “proibição em todos os espaços públicos que não tenham finalidade estritamente religiosa do uso de véus integrais, assim como qualquer outro acessório que ocultem o rosto ou dificultem a identificação da pessoa ou a comunicação visual”.
País com mais de 40 milhões de habitantes, a Espanha tem cerca de 1 milhão de muçulmanos, a maioria proveniente do Marrocos, onde o uso do véu é comum.
Na semana passada, parlamentares franceses votaram a favor de banir o uso de véus em locais públicos, deixando a França mais perto de se tornar o segundo país europeu a tornar seu uso ilegal.
A França tem a maior população minoritária muçulmana, com cerca de 5 milhões de pessoas. A medida passou com grande maioria na Assembleia, e ainda precisa passar no Senado.
Medida semelhante havia sido aprovada pela Bélgica em abril.
Postado por LUIZ FERNANDO MARTINS DA SILVA às 06:39 0 comentários
terça-feira, 20 de julho de 2010
Lula cria universidade e sanciona Estatuto da Igualdade Racial
20/07/2010 16h16 - Atualizado em 20/07/2010 16h43
Lula cria universidade e sanciona Estatuto da Igualdade Racial
Documento estimula políticas afirmativas para a raça negra.
Universidade Luso-Afro-Brasileira é a 14ª federal do governo Lula.
Robson Bonin Do G1, em Brasília
Entenda o Estatuto da Igualdade Racial
Durante a cerimônia realizada no Palácio do Itamaraty, o governo também anunciou a criação da Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab), a 14ª instituição federal criada na gestão de Lula.
O Estatuto da Igualdade Racial foi aprovado no Senado no dia 16 de junho. Na votação, os senadores retiraram do texto os pontos que previam a criação de cotas para negros em diferentes atividades, como universidades, empresas e candidaturas políticas. No caso das empresas, a cota se daria por meio de incentivos fiscais.
O documento define o que é discriminação racial, desigualdade racial e população negra. Segundo o documento, discriminação racial "é a distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em etnia, descendência ou origem nacional". Desigualdade racial é definida como "todas as situações injustificadas de diferenciação de acesso e oportunidades em virtude de etnia, descendência ou origem nacional. Já o termo população negra é o "conjunto de pessoas que se autodeclaram pretas e pardas".
Na área da educação, o estatuto torna obrigatório o ensino de história geral da África e da população negra do Brasil nas escolas de ensino fundamental e médio, públicas e privadas. Ele prevê ainda o incentivo de atividades produtivas rurais para a população negra, proíbe empresas de exigir aspectos próprios de etnia para vagas de emprego e reconhece a capoeira como esporte, permitindo que o governo destine recursos para a prática.
Já na questão religiosa, o estatuto reitera o livre exercício dos cultos religiosos de origem africana e libera assistência religiosa aos seguidores em hospitais. No mundo virtual, além de multa para quem praticar crime de racismo na internet, o documento prevê a interdição da página de internet que exibir irregularidades.
O estatuto também garante às comunidades quilombolas direitos de preservar costumes sob a proteção do Estado e prevê linhas especiais de financiamento público para essas comunidades. O poder público terá de criar ouvidorias permanentes em defesa da igualdade racial para acompanhar a implementação das medidas. O documento também estabelece que o Estado adote medidas para coibir a violência policial contra a população negra.
http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2010/07/lula-cria-universidade-e-sanciona-estatuto-da-igualdade-racial.html
Postado por LUIZ FERNANDO MARTINS DA SILVA às 18:35 0 comentários
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