terça-feira, 22 de dezembro de 2009

MEC fecha quatro cursos de Direito Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas (RJUniversidade Paulista (Unip), câmpus Manaus, Universidade Castelo B)

Cursos

Outros cinco terão processos de encerramento abertos, mas a sanção pode ser transformada em redução de vagas se cumprirem o restante das determinações
22/12/09 às 20:34 Agência Estado

O Ministério da Educação (MEC) determinou o fechamento de quatro cursos de Direito que não cumpriram medidas de melhoria após supervisão de mais de um ano. Outros cinco terão processos de encerramento abertos, mas a sanção pode ser transformada em redução de vagas se cumprirem o restante das determinações.

No total, serão fechadas imediatamente 1.803 vagas em vestibulares nas faculdades Universidade Paulista (Unip), câmpus Manaus, Universidade Castelo Branco (RJ), Universidade Metropolitana de Santos e Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas (RJ). Outras 8.785 estão nos cursos que podem vir a sofrer sanções - Unip, câmpus São Paulo, Universidade 9 de Julho (Uninove, SP), Centro Universitário Nilton Lins (AM), Faculdades Integradas Três Lagoas (MG) e Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Diamantino (MT). Mais de 25 mil estudantes podem estar frequentando cursos que serão fechados em um futuro próximo. A reportagem não conseguiu contatar as instituições.

O processo de supervisão da área de Direito começou no final de 2007, quando o MEC decidiu cruzar as notas do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade) com os das provas da Ordem dos Advogados do Brasil. No final, 79 instituições tiveram processos de supervisão abertos e assinaram termo de compromisso para sanear as deficiências apontadas.

O relatório apresentado nesta terça-feira (22) mostra que, ao final de um ano, cinco instituições tiveram seus processos arquivados, mas terão de manter a redução de vagas determinada há um ano. As quatro que serão fechadas não poderão mais fazer nenhum vestibular. Os atuais alunos terão o direito de concluir seus estudos ou pedir transferência. As outras cinco também não poderão aceitar novos estudantes, mas terão prazo de defesa antes de ser determinado seu fechamento definitivo.

De todas as nove instituições punidas, as duas maiores ficam em São Paulo. A Unip tem, hoje, 6.063 vagas no vestibular; no início do processo, tinha 10.120. A Uninove tem 2.406 vagas e tinha 5 mil.


http://www.bemparana.com.br/index.php?n=130896&t=mec-fecha-quatro-cursos-de-direito

0 comentários: