quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dilma discursa agora na ONU. Assista ao vivo Presidenta abre agora Assembleia Geral da ONU. "Pela primeira vez uma voz feminina inaugura o debate geral. É a voz da democracia"

Carolina Cimenti, em Nova York, especial para o iG 21/09/2011 10:44 - Atualizada às 11:04



A presidenta Dilma Rousseff abre, neste momento, a 66ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em Nova York. Dilma é a primeira mulher a abrir a reunião da ONU. A função está a cargo do Brasil desde a 1ª Sessão Especial da Assembleia, em 1947. À época, coube ao diplomata brasileiro Oswaldo Aranha o discurso inaugural da sessão, tradição que se manteve desde então.
Vestindo saia e blusa azuis, Dilma ressaltou seu orgulho em ser mulher. "Pela primeira vez uma voz feminina inaugura o debate geral. É a voz da democracia e da igualdade se ampliando nessa tribuna, que tem o compromisso de ser a mais representativa do mundo", disse, sendo interrompida por aplausos entusiasmados.
Dilma afirmou que "o mundo vive um momento extremamente delicado", referindo-se à crise econômica mundial. Ela cobrou coesão política e coordenação macro-econômica entre países integrantes da ONU, G-20, FMI e outros organismos
Acompanhe a cerimônia ao vivo:
Diplomatas brasileiros na ONU disseram que Dilma estava bastante nervosa antes do discurso desta quarta-feira. O texto foi alterado diversas vezes pela presidenta. Este teria sido o motivo de o conteúdo não ter sido divulgado com antecedência para a imprensa.
Antes da presidenta Dilma, discursou o Secretário Gertal da ONU, Ban Ki-Moon. Depois da presidenta, será a vez do presidente americano, Barack Obama. O terceiro país a falar será o Qatar, que está ocupando a presidência rotatória da Assembleia, e o quarto, o México.
O discurso de Dilma ocorre na véspera da primeira viagem oficial da presidenta à Europa. Ela deve passar os dias 4 e 5 de outubro em Bruxelas durante a Europalia, festival de artes que nesta edição homenageará o Brasil. Em seguida, deve ir à Bulgária, país onde seu pai nasceu, e à Turquia.
(Com informações da BBC Brasil) 

http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/dilma-discursa-agora-na-onu-assista-ao-vivo/n1597221010017.html
FONTE: 

0 comentários: