quinta-feira, 8 de setembro de 2011

John Galliano é multado em 6 mil euros por insultos antissemitas


08/09/2011 08h50 - Atualizado em 08/09/2011 10h14


Decisão da corte francesa foi divulgada nesta quinta-feira (8).
Galliano chegou a ser detido em Paris, em fevereiro, após ofensas.

Do G1, com agências internacionais
O estilista John Galliano fotografado na chegada ao tribunal em Paris nesta quarta-feira (22).  (Foto: AFP)O estilista John Galliano é fotografado na chegada
ao tribunal de Paris, em junho (Foto: AFP)
Uma corte francesa multou o estilista inglês John Galliano em 6 mil euros (quase R$ 14 mil) depois de julgá-lo culpado por uma série de declarações antissemitas. Ele recebeu duas multas: uma de 2 mil e outra de 4 mil euros, por incidentes em outubro de 2010 e fevereiro de 2011, respectivamente.

A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (8).

O julgamento do estilista começou em junho, depois de ele ter sido detido pela polícia francesa em fevereiro. Na ocasião, foi acusado por um casal de fazer comentários racistas.

Junto à publicação de um vídeo em que oestilista diz amar Hitler, o incidente provocou o estouro de um escândalo e sua demissão do cargo de diretor da grife parisiense Dior.

Nascido em Gibraltar, em 1960, John Galliano comandava a marca desde 1996. Filho de um encanador inglês e de uma espanhola, foi considerado um dos estilistas mais inventivos de sua época, com criações ousadas e extravagantes.

Galliano se formou na famosa Saint Martin's School of Art de Londres, de onde saíram alguns dos estilistas mais importantes do século XX. Ele começou desfilando na Semana de Moda londrina. Em 1987, venceu o prêmio de melhor estilista britânico do momento. Mudou-se para Paris Em 1993, onde vive desde então.
O advogado do estilista John Galliano, Aurelien Hamelle, deixa o tribunal de Paris após anúncio da sentença de seu cliente: multa de 6 mil euros por insultos antissemitas (Foto: AP)O advogado do estilista John Galliano, Aurelien Hamelle, deixa o tribunal de Paris após anúncio da sentença de seu cliente: multa de 6 mil euros por insultos antissemitas (Foto: AP)

Dois anos mais tarde, foi contratado pelo presidente da prestigiosa LVMH, Bernard Arnault, como diretor de criação da Givenchy, outra das marcas de luxo mais célebres do mundo.

0 comentários: