domingo, 24 de julho de 2011

Manifesto foi publicado por acusado de ataques na Noruega, diz polícia


4/07/2011 08h23 - Atualizado em 24/07/2011 12h52


Do G1, com agências internacionais

Documento publicado na internet teve último post horas antes de ataques.
Pai de Anders Behring Breivik está em choque, afirma jornal norueguês.




Documento tem o nome de Andrew Berwick na capa (Foto: Reuters)
Documento tem o nome de Andrew Berwick
na capa (Foto: Reuters)
A polícia da Noruega confirmou neste domingo (24) que um manifesto de 1.500 páginas com conteúdo anti-islâmico foi publicado por Anders Behring Breivik na sexta, horas antes do duplo ataque que matou 93 pessoas em Oslo.

O livro online descreve o plano, a fabricação de explosivos e a violenta filosofia por trás do ataque a bomba no centro de Oslo e o tiroteio no acampamento de jovens do Partido Trabalhista na ilha de Utoeya.
“Este manifesto foi publicado no dia dos eventos. Temos a confirmação disso”, disse o chefe da polícia, Sveinung Sponheim, em entrevista neste domingo (24).
O documento afirma que o ataque já era preparado desde o outono (no hemisfério norte) de 2009.
Publicado na Internet diariamente, o texto inclui um manual sobre como montar bombas e um discurso contra o Islã e o marxismo.
Com o nome de "Andrew Berwick" na capa como autor, o documento detalha os preparativos da ação, destacando "o uso do terrorismo como um meio de despertar as massas", e admite que será lembrado como "o maior monstro nazista desde a II Guerra Mundial". Também inclui fotos do norueguês vestido com diferentes trajes e segurando uma armaFoto retirada do documento online e modificada digitalmente para retirar fundo da imagem mostra Anders Behring Breivik segurando arma (Foto: AP)


Foto retirada do documento online e modificada digitalmente para retirar fundo da imagem mostra Anders Behring Breivik segurando arma (Foto: AP)
Com várias referências históricas, o manifesto inclui numerosos detalhes da personalidade do agressor, seu modus operandi para fabricar bombas e seu treinamento de tiro, além de um minucioso diário dos três meses que precederam o ataque.
O texto, escrito em inglês, tem o título "A European Delaration of Independence - 2083" (Uma declaração de Independência Europeia - 2083) e é firmado sob o pseudônimo "Andrew Berwick".
Pai 'chocado'
Um jornal norueguês disse ter entrevistado o pai do homem acusado pelos ataques, que disse estar em choque e que só soube do envolvimento do seu filho por meio de sites de notícias.

“Eu estava lendo sites de notícia e, de repente, vi o nome dele e uma foto na internet”, disse o homem ao jornal “Verdens Gang”. Segundo o diário, o pai de Anders Behring Breivik foi entrevistado em “algum lugar da França”, onde vive aposentado.

“Eu fiquei chocado ao saber aquilo. Ainda não me recuperei”, disse o homem, que afirmou não ter contato com o filho desde 1995.


http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/07/manifesto-foi-publicado-por-acusado-de-ataques-na-noruega-diz-policia.html

0 comentários: