quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

RJ: NEGRO ASSUME O CARGO DE DEFENSOR PÚBLICO GERAL

NEGRO ASSUME O CARGO DE DEFENSOR PÚBLICO GERAL
A posse do novo defensor público-geral, Nilson Bruno Filho, é um marco na história do órgão. Em 56 anos, ele é o primeiro defensor público negro a assumir o cargo. A cerimônia FOI NO DIA 4/1/2011, na sede da Defensoria Pública, no Centro, com a presença do governador Sérgio Cabral. Nilson Bruno foi eleito pela categoria com 369 votos.
Qual o maior desafio da Defensoria? 
Planejamento e eficiência. Precisamos otimizar o serviço e dar melhores condições de trabalho aos defensores. Há colegas que trabalham em salas que sequer têm ar-condicionado, como ocorre, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Em muitos locais, a Defensoria está aquém do que a sociedade merece.
Há verba para isso?
Temos orçamento em torno de R$ 2 milhões por mês. O dinheiro não é suficiente, mas vamos em busca de parcerias e verbas extraorçamentárias. A Defensoria atende em média 2,5 milhões pessoas ao ano. Os defensores são bons advogados, e a classe média descobriu isso.
O Tribunal de Justiça requisitou o espaço ocupado pela Defensoria nas comarcas. Mas ainda falta desocupar muitas delas. Como isso será resolvido?
Com planejamento. Esta questão no Rio já foi resolvida, mas no interior, não. A meta é conseguir as nossas próprias edificações. A Defensoria precisa da sua casa. Mas, enquanto isso, vamos abrir diálogo com o Tribunal de Justiça e outros órgãos. Por exemplo, será feito o atendimento nas áreas de Unidade de Polícia Pacificadora. A Defensoria tem que ter a sua sede lá.
 
A Educafro já tem agenda com o Defensor Público, uma vez que não foi possível atender ao pedido do Dr Nilson e marcar presença. Iremos refletir sobre possiveis parcerias para 2011 e 2012.

Frei David Santos OFM
(11) 3107 5024  SP
(21) 2509 3141  RJ
(11)   Cel. 6173 3341 SP
 

0 comentários: