quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Crédito sem fiador para universitários - FIES

Crédito sem fiador para universitários

Novidade valerá para estudantes de licenciatura e de renda familiar baixa

Brasília - Estudantes de licenciatura e de renda mensal de até um salário mínimo e meio (R$ 765) por membro da família podem financiar o curso pelo Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) sem a necessidade de fiador. Bolsistas parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni) também terão oportunidade, a partir do próximo ano letivo, de recorrer ao fundo para custear a mensalidade do curso superior.

As novidades foram anunciadas oficialmente ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em cerimônia com com o ministro da Educação, Fernando Haddad, Lula apresentou o Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo, que ganhou a abreviação impronunciável Fgeduc. É este fundo que extingue a necessidade de fiador para alguns universitários inscritos no Fies. No caso dos bolsistas parciais do ProUni, é necessário verificar se a instituição está inscrita no Fgeduc.

CONTRATOS ANTIGOS

Para quem já tem contrato antigo do Fies, Lula anunciou ontem a possibilidade de renegociação com a prorrogação do prazo de quitação. Quem tiver vínculo com o Fies firmado até 14 de janeiro deste ano pode pedir revisão do prazo para até três vezes o período de utilização do financiamento acrescido de mais 12 meses. Os contratos firmados em janeiro, quando foram publicadas as mudanças, já têm novo vencimento. O prazo pode ser renegociado por estudantes que pagam prestação maior que R$ 100, inclusive os inadimplentes.

As mudanças

NO LUGAR DO FIADOR
Entra o Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc), modalidade que favorece os contratos futuros a serem firmados a partir de janeiro.

TÊM DIREITO
Estudantes matriculados em cursos de licenciatura; os que tenham renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio e os bolsistas parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni) que optem por inscrição no Fies no mesmo curso em que são beneficiários da bolsa. 

COMO OPTAR
No momento da inscrição, o estudante deve verificar se a instituição na qual pretende ingressar também aderiu ao Fgeduc.

0 comentários: