sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Lei contra racismo prevê sanção a meios de comunicação

Lei contra racismo prevê sanção a meios de comunicação
sex, 17/09/2010 - 09:53 — aline
Bolívia


Baixar.(1'30'' / 453 Kb) - Está em debate no poder legislativo da Bolívia o projeto de Lei Contra o Racismo e Toda Forma de Discriminação. O texto prevê sanções a atos racistas e discriminatórios, especialmente aqueles promovidos por servidores públicos e por meios de comunicação.

Entidades representativas dos veículos de comunicação e de jornalistas se manifestaram contrários ao artigo 16 do projeto de lei, que prevê punições aos jornalistas e às empresas do setor, incluindo aí a suspensão da licença que permite o funcionamento desses veículos. A Associação Nacional da Imprensa boliviana lançou uma nota taxando o projeto de lei como um atentado a liberdade de expressão.

Em discurso proferido esta semana na cidade de Cochabamba, o presidente Evo Morales defendeu o projeto, afirmando que as pessoas que praticam racismo usando o microfone tem que ser afetadas. “Temos a obrigação de erradicar os racistas que são donos dos meios de comunicação”, disse Morales.

O projeto elaborado pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Deputados e pela Rede Contra o Racismo, integrada por mais de 100 organizações sociais, segue em debate no legislativo. De acordo com o senador do Movimento ao Socialismo (MAS), David Sanchez, o Congresso está aberto para receber sugestões de qualquer organização social para aperfeiçoar o projeto.

De La Paz, na Bolívia, para a Radioagência NP, Vinicius Mansur.

17/09/10


http://www.radioagencianp.com.br/9110-Lei-contra-racismo-preve-sancao-a-meios-de-comunicacao

0 comentários: