terça-feira, 17 de agosto de 2010

No Censo 2010, afirme sua negritude!

DOMINGO, 25 DE JULHO DE 2010

CAMPANHA DE PROMOÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NA PARAÍBA



A Bamidelê - Organização de Mulheres Negras na Paraíba em 2009 lançou a campanha de Promoção da Identidade Negra na Paraíba. Conheça e divulgue mais esta iniciativa de combate ao racismo e promoção da igualdade racial.

ANTECEDENTES

No Brasi, a garantia da igualdade racial enfrenta muitos desafios, particularmente relacionados ao contexto histórico de exclusão em que a população negra - que segungo o PNUD(2007) representa 46% da população brasileira - está inserida. Na Paraíba, a sociedade possui raízes profundas num tradição coronelista e escravocrata, associada a um modelo patriarcal, sexista e racista de dominação. Neste contexto destaca-se uma realidade de invisibilidade da população negra e de negação do racismo. Em muitos setores, como escolas e universidades discutir questões raciais geram constrangimentos e reações negativas. A maioria da população negra em nosso estado reflete essa cultura de negação e tem dificuldades ou até mesmo rejeita assumir publicamente suas raízes africanas.
Pesquisa de opinião realizada pela fundação Perseu Abramo revela que 87% dos brasileiros/as reconhecem que há racismo no Brasil. Curiosamente, 96% não se assumem como racistas(fonte:Manual de diálogos contra o racismo). Se existe racismo no Brasil, há que se questionar onde estão as pessoas que os praticam no dia-a-dia? Na Paraíba, as políticas de promoção da igualdade racial ainda estão longe de ser uma realidade. Em 2008, o movimento negro paraibano sofreu uma derrota na garantia do sistema de cotas raciais para o ingresso na UFPB, sendo esta aprovado após dois anos de grande embates e resistência da comunidade acadêmica.
Diante do quadro de negação do racismo, faz-se necessário desenvolver estratégias que contribuam para ampliar o debate junto à sociedade através de campanhas que apresentem a realidade da população negra, que lida com a discriminação no cotidiano. Desenvolver ações de enfrentamento ao racismo contribuirá para a afirmação da identidade racial e elevação da auto-estima da população negra, que apesar de se configurar como 63,9% da população paraibana(IBGE,PNAD,2007) ainda permanece invisível aos olhos da sociedade.

A CAMPANHA

Visando contribuir para o enfrentamento do racismo no estado, a Bamidelê desenvolveu uma campanha de comunicação que teve o propósito de ampliar o debate sobre a importância de afirmação da Identidade negra. Entendemos que, para o enfrentamento do racismo e promoção da igualdade racial, faz-se necessário que milhares de negros e negras em nosso estado se reconheçam enquanto tais e tenham orgulho de sua raça, de sua cultura, da contribuição do povo negro para a construção da sociedade paraibana e desenvolvimento do estado. Outro elemento é a valorização das expressões religiosas de matriz africana, sistematicamente discriminadas e excluídas de nossa sociedade.
A primeira etapa da campanha foi a realização de uma oficina com representantes da Bamidelê, Movimento Negro da Paraíba, universidades, de associações e grupos de mulheres. O objetivo da oficina foi promover uma "chuva de idéias" para a construção da campanha.

OBJETIVO
Contribuir para valorização da raça negra na Paraíba através da afirmação da identidade racial.

PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS

Campanha Publicitária
Articulação com a mídia local
Formação política(oficina, rodas de diálogo e seminário)
Sensibilização de gestores/as, formadore/as de opinião
Alianças com Movimento negro, feminista e movimentos sociais, núcleos universitário
Parceria com empresas, associações, conselhos, sindicatos, etc.
Mobilização nas ruas

AS PEÇAS PUBLICITÁRIAS

VTs
SPOTs de rádio
Busdoor
Panfletos
Adesivos de Carro
Camisetas
Bottons
Cartazes


PARCEIRA E APOIOS

Ford Foundation; Global Fund for Women; Fundo Brasil de Direitos Humanos;CESE;RPG comunicaçãod; CEDAPS;FUNESC; Movimento Negro Organizado da Paraíba; Secretaria de Estado e Desenvolvimento Humano.

AGRADECIMENTOS

Chico César ( cantor e compositor)
Eutília Andrade Freire( médica reumatologista)
Dandara Correia (universitária)
Antonio Novaes(Professor universitário)
Socorro Pimentel(psicóloga)
Ivonildes da Silva(socióloga)
Cátia de França(cantora e compositora)
Alabê Alujá (afoxé)
Orin Axé (afoxé)
Amazona - Associação de prevenção à Aids
Promoção da Identidade Negra na Paraíba

0 comentários: