segunda-feira, 26 de julho de 2010

Uerj recebe VI Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros

Uerj recebe VI Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros

De 26 a 29 de julho será realizado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) o VI Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as) – Copene. Dessa vez, o Copene irá debater a “Afrodiáspora” e suas implicações acerca dos: saberes pós-coloniais, poderes e movimentos sociais. A temática irá abordar as lutas históricas das populações negras, assim como os aspectos da presença do negro na política, nas artes, na ciência e diversos outros setores da sociedade.

A escolha do tema leva em consideração a atual conjuntura brasileira, quando os segmentos negros organizados reivindicam e acentuam o incremento de mecanismos jurídicos políticos de constituição material de direitos, tais como: a Lei n.º 10.6391 e suas Diretrizes Curriculares, a implementação de Políticas de Ações Afirmativas, a luta pela aprovação do Estatuto da Igualdade Racial e do Projeto de Cotas para Negros nas Universidades pelo Congresso Nacional.

O Copene tem o objetivo de difundir e debater os saberes produzidos por negros(as) no Brasil. Para isso, organizou uma programação que discutirá 24 eixos temáticos, como: religiosidade, gênero, quilombos, política e educação. Serão 50 palestrantes selecionados para divulgar conhecimentos científicos, técnicos e artísticos. O ator norte-americano Danny Glover confirmou presença na mesa “ comunicação e mídia”.

É esperado um público de mil participantes, de todos os estados do país e do exterior. Para se inscrever é necessário preencher um formulário pelo site. As taxas para participação variam entre R$ 50 (estudantes de graduação e pesquisadores de iniciação científica associados à Associação Brasileira de Pesquisadores Negros – ABPN) e R$ 175 (pesquisadores internacionais não associados).

A programação estará espalhada por diversos ambientes da universidade. Consulteaqui.

A UERJ fica na Rua São Francisco Xavier n°524 – Maracanã. O evento será realizado nos turnos da manhã, tarde e noite, das 9h às 22h.


http://oglobo.globo.com/rio/bairros/posts/2010/07/26/uerj-recebe-vi-congresso-brasileiro-de-pesquisadores-negros-311082.asp

0 comentários: