quarta-feira, 14 de julho de 2010

Assembleia Nacional da França aprova proibição de burca em público

14/07/2010 02h00 - Atualizado em 14/07/2010 03h00

Assembleia Nacional da França aprova proibição de burca em público

Homem que obrigar mulher a usar o veu será multado em 30 mil euros. Espanha e Bélgica também estudam adotar leis semelhantes.

Do G1, com informações do Jornal da Globo

A Assembleia Nacional francesa aprovou por maioria esmagadora um projeto de lei que proíbe o uso em público de burca ou de outro veu que cubra o rosto. Pelo projeto, mulheres vistas em público de burca ou niqab - que deixa apenas os olhos à vista - terão que pagar multa de 150 euros. Se um homem obrigar a mulher a usar esses veus será multado em 30 mil euros e pode pegar um ano de cadeia.

Visite o site do Jornal da Globo

Para os defensores da nova lei, cobrir o rosto não condiz com o ideal de igualdade entre mulheres e homens, nem com a tradição secular do Estado francês.

Apenas 2 mil mulheres usam os veus longos na França. Mesmo assim, o projeto provocou controvérsia. A Anistia Internacional diz que a iniciativa viola a liberdade de expressão e de religião das muçulmanas.

O projeto ainda precisa de aprovação do Senado e do Conselho Constitucional francês. Outros países da Europa, como Espanha e Bélgica, já estudam adotar leis parecidas.


http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/07/franca-aprova-proibicao-de-burca-em-publico.html

0 comentários: