quinta-feira, 3 de junho de 2010

Nilma Lino Gomes é a nova integrante do Conselho Nacional

Nilma Lino Gomes é a nova integrante do Conselho Nacional de Educação
Data: 31/05/2010
Veículo: UFMG
Editoria:
Assunto principal: ENSINO FUNDAMENTAL
ENSINO SUPERIOR
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
OUTROS
TYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN">Notícias da UFMG - Nilma Lino Gomes é a nova integrante do Conselho Nacional de Educação @import "/online/imprimir.css";

Arquivo pessoal

Lina Gomes: nova conselheira

Nilma Lino Gomes é a nova integrante do Conselho Nacional de Educaçãosegunda-feira, 31 de maio de 2010, às 10h37

A professora da Faculdade de Educação Nilma Lino Gomes será uma das novas integrantes da Câmara de Educação Básica (CEB) do Conselho Nacional de Educação (CNE). A lista contendo os nomes dos novos integrantes do Conselho foi publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira, 28. Os membros do CNE são escolhidos pelo presidente da República e o ministro da Educação. Entidades do setor educacional indicam até três nomes para cada câmara. A partir dessa lista são selecionados os futuros conselheiros.

As atribuições do Conselho são normativas, deliberativas e de assessoramento ao ministro da Educação. Cabem aos seus integrantes formular e avaliar a política nacional de educação. Sua estrutura é composta pelas câmaras de educação superior e básica.

Três atuais conselheiros da Câmara de Educação Básica foram reconduzidos ao cargo. Mozart Neves Ramos, que é presidente do Movimento Todos pela Educação e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Regina Vinhaes Gracindo, professora da Universidade de Brasília (UNB) e Maria Izabel Noronha, presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp).

Além de Nilma Gomes, a nova integrante que se junta ao CEB é Rita Gomes do Nascimento, da Secretaria de Educação do Ceará. Uma das questões de destaque atualmente em discussão no CEB é a proposta do fim da reprovação de alunos nas três primeiras séries do ensino fundamental.

Para a Câmara de Educação Superior (CES) foram indicados novos cinco nomes: Reynaldo Fernandes, ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) do MEC, Arthur Roquete de Macedo, que já foi membro do CNE e reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Gilberto Gonçalves Garcia, ex-presidente da Associação das Universidades Comunitárias (Abruc), Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha, professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Paschoal Laércio Armonia, diretor do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Paulista (Unip). O mandato é de quatro anos.

Diversidade étnica

Nilma Lina Gomes graduou-se em pedagogia pela UFMG em 1988. Na mesma instituição conluiu, em 1994, mestrado em educação. Realizou doutorado em ciências sociais (antropologia social) pela USP (2002) e pós-doutorado em Sociologia pela Universidade de Coimbra, Portugal (2006). Atualmente é coordenadora-geral do Programa Ações Afirmativas na UFMG e do Nera - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Ações Afirmativas. Seus temas de pesquisa abrangem especialmente organização escolar, formação de professores para a diversidade étnico-racial, movimentos sociais e educação, relações raciais, diversidade cultural e gênero.

(Com Agência Brasil)



0 comentários: