segunda-feira, 26 de abril de 2010

Segundo acusado de pichar Cristo é indiciado por crime ambiental

25/04/2010 10h36 - Atualizado em 25/04/2010 10h36

Segundo acusado de pichar Cristo é indiciado por crime ambiental
Edmar Batista de Carvalho se apresentou à polícia no sábado (24).
Estátua amanheceu pichada na quinta (15) em parte dos braços e na face.
Do G1 RJ

imprimir

Face e parte do braço da estátua amanheceram
Teixeira/Agência O Globo)

A Polícia Civil informou, neste domingo (25), que o segundo acusado de pichar a estátua do Cristo Redentor, Edmar Batista de Carvalho, de 24 anos, foi indiciado por crime ambiental. No sábado (24), ele se apresentou à polícia, na Delegacia de Meio Ambiente, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio.

Antes de se apresentar, Edmar procurou apoio na Assembleia de Deus dos últimos Dias (Adud). Ele chegou acompanhado de um advogado. Segundo a polícia, o rapaz confessou o crime e repetiu a versão do outro acusado, de que o ato foi um protesto.

Na quinta-feira (22), o pintor de paredes Paulo Souza dos Santos, de 28 anos, já tinha se apresentado à polícia. De acordo com a polícia, ele também confessou que pichou o monumento. Os dois acusados aguardam decisão da Justiça em liberdade.

“Ele está sendo indiciado, o que não impede a Justiça de emitir a prisão a qualquer momento. Pelos delitos que colhemos até aqui, a pena seria a prestação de serviços comunitários. Mas agora cabe à Justiça”, declarou, na época, a delegada titular da DPMA, Juliana Emerique.

Antes de se apresentar, Edmar Batistas de Carvalho procurou apoio na Assembléia de Deus dos últimos Dias (Adud). De acordo com a polícia, ele foi indiciado e também deve ser liberado após prestar depoimento. Após análises na delegacia, os agentes checaram que o rapaz não possui antecedentes criminais.

A estátua do Cristo Redentor amanheceu pichada na quinta-feira (15) em parte dos braços e na face. As pichações diziam “Onde está a engenheira Patrícia?” e “Quando os gatos saem os ratos fazem a festa”. O pintor Paulo Souza dos Santos tentou se justificar afirmando que o ato foi um protesto para alertar sobre pessoas desaparecidas.

'Só quis fazer um protesto', diz pichador
Na quinta-feira (22), ao deixar a delegacia, Paulo afirmou que esta não foi a primeira vez que ele pichou na sua vida. “Na minha adolescência, época de moleque, tinha rabiscado linha de trem, mas nada sério. Depois segui a carreira militar e parei com isso. Só quis fazer um protesto, sei que estou errado e peço mais uma vez desculpas à população”, declarou ele.


Estátua ainda tem vestígios das pichações
(Foto: Letícia von Krüger Pimentel/Iphan)A delegada ressaltou que, por ter sido um caso de repercussão mundial, a Justiça deverá ter “uma resposta o mais rápido possível”. Paulo, segundo ela, colaborou fornecendo muitos detalhes no depoimento.

Morador de Santa Cruz, na Zona Oeste, Paulo é casado, pai de um filho de 4 anos. A mulher do ex-soldado do Exército está grávida de quatro meses. Segundo ele, sua família ficou indignada quando soube que ele era o autor da pichação.

Sem querer comprometer o outro rapaz que teria participado da pichação – “Eu respondo por mim” -, Paulo não sabe explicar bem por que pichou as frases “Onde está a engenheira Patrícia” e “Quando os gatos saem os ratos fazem a festa” deixadas no monumento.

“Pensei em colocar uma faixa, só depois resolvi fazer a pichação com o spray que estava comigo", contou o pintor. No entanto, admite que, quando viu as câmeras de seguranças – não sabia que estavam desligadas – cobriu o rosto com a camisa antes de subir nos andaimes das obras de reforma da estátua.

O advogado Alexandre Magalhães, que acompanhou as declarações do pintor ao lado do pastor Marcos e do cantor Waguinho, integrante da Igreja Assembleia dos Últimos Dias, espera que ele responda pelas acusações em liberdade.

Crimes
De acordo a delegada, ele foi indiciado por dois delitos: injúria por preconceito, por atentar contra um monumento religioso (pena de 1 a 4 anos de prisão, além de multa); e crime ambiental, pelo ato de pichar (de 6 meses a 1 ano de prisão, além de multa).

A assinatura feita por Paulo é “Aids”. Essa inscrição, segundo a delegada, também foi encontrada no túmulo do jornalista Irineu Marinho. As outras assinaturas identificadas no Cristo eram “LBU” e “Zabo”. Esta última seria o apelido de Edmar Batista Carvalho. A outra pertence a um grupo de pichadores ou apenas de uma pessoa.

Outro túmulo que também recebeu a pichação com uma dessas inscrições foi o do apresentador Chacrinha.

"Ele está disposto a se apresentar e contar toda a verdade. É trabalhador e tem residência fixa. Além disso, não tem passagem pela polícia", disse o advogado.


http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/04/segundo-acusado-de-pichar-cristo-e-indiciado-por-crime-ambiental.html

0 comentários: