terça-feira, 16 de março de 2010

GT Racismo e ESMP realizam oficinas de capacitação e sensibilização sobre racismo

Quinta-feira, 11 de março de 2010

16h35 - GT Racismo e ESMP realizam oficinas de capacitação e sensibilização sobre racismo

O Grupo de Trabalho de Combate à Discriminação Racial (GT Racismo) do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Escola Superior da instituição estão programando uma série de oficinas de capacitação e sensibilização para o enfrentamento ao racismo, direcionadas aos promotores e servidores. As oficinas deverão acontecer em Triunfo nos dias 15 e 16 de abril; Garanhuns, 6 e 7 de maio; Gravatá, 20 e 21 de maio e no Recife, 10 e 11 de junho. O projeto é desenvolvido através de um convênio com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).

As oficinas têm como objetivo promover o aprofundamento do debate sobre o racismo institucional e as formas de enfrentá-lo dentro dos órgãos. “A intenção é trabalhar a percepção do racismo, de modo a proporcionar uma prática mais afinada de enfrentamento, com foco na discussão e compreensão do racismo institucional”, explicou a coordenadora do GT, a procuradora de Justiça, Maria Bernadete Azevedo. Além disso, pretende-se discutir e formular estratégias para melhorar a atuação do MPPE com relação à implementação da Lei 10.639/2003, alterada pela Lei 11.645/2008, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas de ensino fundamental.

As reuniões servirão também para trocar experiências entre os promotores e especialistas na área, além de possibilitar o planejamento das ações, o diagnóstico da situação das comarcas e a elaboração de um plano de trabalho para cada região. As ações realizadas durantes as oficinas de capacitação estarão afinadas com as metas de interiorização dos debates e aprimoramento institucional, previstas nas metas do Planejamento Estratégico 2009/2012.

Os participantes dos eventos deverão ser convocados, através de portaria expedida pelo procurador-geral de Justiça, Paulo Varejão. Além dos membros e servidores do MPPE, o grupo pretende atrair representantes dos Ministérios Públicos de outros estados do Nordeste.
http://www.mp.pe.gov.br/index.pl/20101103_gtracismo

0 comentários: