terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Após polêmica com aborígenes, patinadores russos escondem roupa

Após polêmica com aborígenes, patinadores russos escondem roupa
20 de fevereiro de 2010 • 16h59 • atualizado às 18h34 Comentários
73
Notícia Vídeo Infográfico

Russos podem voltar a utilizar trajes aborígenes


Reduzir Normal Aumentar Imprimir Criticados por realizarem uma dança de temática aborígene, os dançarinos Oksana Domnina e Maxim Shabalin aparentemente haviam desistido de utilizar os trajes típicos da cultura aborígene nos Jogos de Vancouver. Contudo, a dupla russa pode surpreender e vestir tangas vermelhas e roupa com desenhos brancos no próximo domingo, quando voltam à pista para a segunda parte da competição.

O casal de patinadores russos liderou a prova da dança obrigatória da patinação artística na última sexta-feira. Agora, voltará à pista no próximo domingo para a dança original.

Atuais campeões mundiais, Domnina e Shabalin causaram polêmica no último campeonato europeu, em janeiro, ao realizarem uma dança relacionada à cultura aborígene, utilizando, inclusive, trajes inspirados no tema - tangas vermelhas e uma roupa com desenhos brancos, simulando a pintura corporal dos aborígenes.

Indignados, os povos aborígenes (originários da terra onde vivem) da Austrália disseram que a atitude dos dançarinos russos era um "roubo" de sua cultura. Oksana Domnina e Maxim Shabalin, então, teriam desistido de usar os trajes, apesar de insistirem na execução da dança.

Contudo, durante esta semana, os russos tiveram um encontro com aborígenes do Canadá, que, ao contrário dos australianos, disseram estar honrados com a dança de Oksana Domnina e Maxim Shabalin.

"Tivemos uma reunião com os representantes das Primeiras Nações (aborígenes) e eles nos presentearam com os cobertores. Eles foram amigáveis e gentis, e disseram que os cobertores devem abranger o nosso coração e nos proteger de coisas ruins", afirmou Shabalin.

"Esperamos que nos tornemos amigos", continuou o dançarino russo, que, porém, mantém o mistério sobre a utilização dos trajes aborígenes no próximo domingo. "Vocês verão no dia", desconversou.

Entenda a prova de dança no gelo da patinação artística

Na dança do gelo da patinação artística, um casal é avaliado pelo corpo de juízes por seu ritmo, interpretação da música e precisão dos passos. Diferentemente da prova de duplas da modalidade, não há saltos ou outras manobras. Como na dança do salão, os patinadores ficam em contato durante a maior parte da apresentação.

A disputa é dividida em três partes: dança obrigatória, definida por sorteio, dança original, na qual o casal atua em um estilo pré-definido (em Vancouver é o Folk/Country Dance) e dança livre, em que os atletas escolhem a música e definem a coreografia. Quem tiver mais pontos na soma das notas ganha o ouro.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

http://esportes.terra.com.br/vancouver2010/noticias/0,,OI4276251-EI14373,00.html

0 comentários: