sábado, 26 de dezembro de 2009

Rede Record faz mais uma reportagem tendenciosa contra religiosidade afro-brasileira

Por Helio Ventura*

Na manhã de segunda-feira, dia 21 de dezembro, eu assistia a uma reportagem na Rede Record sobre o caso do menino de 2 anos que teve dezenas de agulhas inseridas em todo o corpo por seu padrasto, Roberto Carlos Magalhães Lopes, de 30 anos, e sua amante Angelina, em Ibotirama / BA. Assistia normalmente, quando percebi que havia algo a mais naquela reportagem que somente informar os telespectadores. Usando a expressão "magia negra", a reportagem atribuía o fato a um ritual sugerido por uma Yalorixá (a reportagem se referiu a ela como "mãe-de-santo"). Maria Nascimento, conhecida como Bia, está à frente de uma Casa chamada Terreiro de Ogum. A reportagem tendenciosamente atribuiu a responsabilidade do ocorrido ao Orixá que dá nome á Casa. Segundo o padrasto do menino, "Senhor Ogum e Orixá `baixavam´ na mulher (Bia) e faziam isso (introduziam as agulhas no menino)".

Destaco que foi dito na reportagem que eram imagens exclusivas de uma conversa informal com Roberto. Para quem sabe como agem muitos repórteres, dá para imaginar que ele deve ter sido induzido a frisar alguns termos em sua fala, como "Orixá" e "Senhor Ogum". E mais: a reportagem desrespeitou e violou mais um terreiro, pois mesmo com Bia detida temporariamente na delegacia, filmaram no interior do terreiro, ao qual atribuíram os adjetivos de "escuro e sombrio". Havia fixada em uma das paredes uma afiliação à Federação de Umbanda e Candomblé dos Cultos Afro-Brasileiros de Feira de Santana.

Somente depois de mais da metade da reportagem, foi colocada a parte em que Roberto diz que foi a amante quem introduziu as agulhas, quando o subconsciente já havia internalizado as primeiras informações, que culpava a Yalorixá Bia e o Orixá Ogum. Somente quando vi pela segunda vez a reportagem, na Internet, é que percebi que havia "entendido errado", que Roberto não atribuiu toda a culpa à Bia e Ogum, o que mais uma vez evidenciou a tendenciosidade da reportagem, que fez com que eu e sabe lá quantos mais entendêssemos o que era de interesse da emissora. Então antes eu havia "entendido certo", na perspectiva da emissora!

Na única vez que foi dada a chance da Yalorixá Bia falar, ela negou conhecer Roberto e a criança, e disse que eles jamais foram à sua Casa. Também tentou explicar que é uma benzedeira e que não faz "magia negra". Já o delegado que cuida do caso disse que, em depoimento, Roberto confessou ter inserido ele mesmo as agulhas no menino. É contradição demais para uma reportagem só: na versão da emissora, foi a Yalorixá em ritual de "magia negra"; falando informalmente com a reportagem, sabe-se lá como e sem nenhum valor investigativo, Roberto disse ter sido "Senhor Ogum e Orixá", e depois culpou a amante; já a versão oficial, informada pelo delegado que recolheu o depoimento de Roberto, diz que foi o próprio Roberto o autor. O advogado e Doutor em Psicologia, Jacob Goldberg, disse que os acusados não podem atribuir o fato a nenhuma questão religiosa, pois revela mais a má índole dos envolvidos, que ele definiu como "formação de quadrilha", enfatizando que há quem se reúne para supostamente fazer louvores a Deus, mas que na verdade escondem uma tendência criminosa.

A produção da reportagem foi de Fabiano Falsi, Inês Salles e Ricardo Andreoni, e a edição de Claudia Dominguez e Fabio Harnbacher. Ela pode ser vista na íntegra no endereço http://noticias.r7.com/rio-e-cidades/noticias/menino-que-teve-agulhas-retiradas-do-corpo-esta-estavel-20091221.html

Reportagens como essas não podem ser veiculadas livremente sem que sejam minimamente chamadas à responsabilidade pela ética. Gostaria de ver a emissora respondendo por este ataque gratuito à religiosidade de matriz africana. Estou indignado.

*Helio Ventura é Cientista Social e músico (helioventura@...).

--
Postado por Helio Ventura no Helio Ventura - Cientista Social e Músico em 12/21/2009 11:14:00 PM

FONTE - Publicada em: http://helioventura.blogspot.com/2009/12/rede-record-faz-mais-uma-reportagem.html



--
Afroabraços,

Helio Ventura - (21) 9193-1094 / 2533-1171 (CAD / Escritório Operativo do CONNEB - trab.)
E-mails: helioventura@... / helioventura@...
MSN: helioventurapvnc@...

VISITE SEMPRE O BLOG: http://helioventura.blogspot.com

SIGA-ME NO TWITTER:
http://twitter.com/helioventura

MY SPACE:
http://www.myspace.com/helioventura

FACEBOOK:
http://pt-br.facebook.com/people/Helio-Ventura/100000487016864

ORKUT: Helio Ventura, Cientista Social e Músico
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=9737291656859499222






publicado em 21/12/2009 às 12h58:
Menino que teve agulhas retiradas do corpo está estável
Boletim médico diz que a criança respira sem aparelhos e já está se alimentando

Do R7, com Agência Estado.Texto: ..
Confira também
Médicos adiam nova cirurgia para retirar agulhas


Veja a confissão do padastro


Menino pode ter sido vítima de ritual macabro
..O menino de dois anos e sete meses que foi submetido a uma cirurgia na sexta-feira (18) para retirada de quatro agulhas do corpo está em estado estável. O boletim médico divulgado nesta segunda-feira (21) informa que ele está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) pediátrica, mas respira sem aparelhos, não tem febre e já está se alimentando.

As agulhas foram retiradas do coração e do pulmão. A equipe médica do Hospital Ana Neri, em Salvador (BA), decidiu aguardar um pouco mais para submeter o menino a uma nova operação, que inicialmente estava prevista para este domingo (20).

O menino teve cerca de 30 agulhas introduzidas em seu corpo pelo padrasto Roberto Carlos Magalhães. Uma boa parte delas encontra-se na região abdominal. Segundo o médico Francisco Reis, existe uma agulha na bexiga e em algumas alças intestinais do aparelho digestivo que precisam ser removidas. O menino passará por uma terceira intervenção, na coluna, com data ainda não definida.

A primeira cirurgia foi considerada um sucesso pela equipe médica. O procedimento confirmou que os objetos retirados estavam mesmo provocando infecções no corpo do pequeno M.S.A, tendo em vista que começavam a oxidar. A partir de então, os processos infecciosos cederam.

A equipe reafirma que algumas agulhas permanecerão no corpo do menino. A preocupação no momento são apenas os objetos que podem impor riscos à vida dele.

O auxiliar de serviços gerais Roberto Carlos Magalhães, padrasto da criança, confessou ser o responsável por inserir os objetos no corpo do garoto durante supostos rituais de magia negra, informou a polícia. Magalhães, de 30 anos, chegou a ficar desaparecido depois de prestar um primeiro depoimento. Apontado como principal suspeito, ele foi localizado em um hospital do município



http://noticias.r7.com/rio-e-cidades/noticias/menino-que-teve-agulhas-retiradas-do-corpo-esta-estavel-20091221.html

0 comentários: