sábado, 18 de julho de 2009

Presidente Lula defende cotas durante encontro da UNE

16/07/2009 - 16:39
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quinta-feira (16/07) as cotas raciais durante I Encontro dos Estudantes Nacional do Programa Universidade para Todos (ProUni). O evento, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, faz parte do 51º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), e contou com a presença de vários ministros, entre eles, Edson Santos (Igualdade Racial), Luiz Dulci (Secretaria-Geral da Presidência da República) e Dilma Rousseff (Casa Civil).
Presidente e ministros em evento da União Nacional dos Estudantes
Na opinião do presidente Lula, as cotas são uma forma de dar oportunidade para quem sempre teve menos. Lula lembrou também que em breve a cidade de Redenção, no Ceará, abrigará a Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira (UNILAB). A estimativa é receber 5 mil estudantes, metade africanos. Redenção fica a 66 quilômetros de Fortaleza e foi o primeiro município a abolir a escravidão no Brasil, em 1883.
O ministro Edson Santos considera encontros como o da UNE extremamente importantes para o debate de políticas públicas. Ele foi um dos estudantes presentes no evento de reconstrução da UNE, realizado na Bahia, há 30 anos. Em 2009, a União também está comemorando a data.
Os estudantes apresentaram uma carta de reivindicações ao presidente Lula e ainda assinaram um acordo com o fundo de pensão dos funcionários da Caixa Econômica Federal (Funcef) para a reconstrução de dois prédios da UNE no bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro. As obras terão a assinatura do arquiteto Oscar Niemeyer e o projeto de lei sobre o assunto foi encaminhado ao Congresso Nacional.

Comunicação Social da SEPPIR /PR

0 comentários: