quarta-feira, 8 de julho de 2009

O emocionante adeus à ‘maior estrela da Terra’


08.07.09 às 00h53 > Atualizado em 08.07.09 às 02h18
Junto aos dois irmãos, filha de Michael Jackson faz sua primeira aparição pública e, às lágrimas, declara seu amor ao pai. Cerimônia foi em Los Angeles, com caixão lacrado
Los Angeles
- O mundo se despediu ontem do popstar Michael Jackson. Seu funeral em Los Angeles contou com alguns dos astros mais conhecidos do mundo, que cantaram músicas do ‘Rei do Pop’. O momento mais marcante, entretanto, não foi protagonizado por nenhuma celebridade, e sim pela aparição no palco da filha do ídolo, Paris, 11 anos, no encerramento da cerimônia.
Família faz mistério sobre enterro
Aos prantos e amparada por alguns dos tios, a menina fez questão de dizer que considerava Michael “o melhor pai do mundo”. “Desde que nasci, papai foi o melhor pai que se poderia imaginar. Eu só queria dizer: ‘Pai, eu te amo’”. Como se não bastasse o clima de emoção que já dominava o palco, a declaração chamou ainda mais atenção porque os três filhos de Jackson, Paris, Prince Michael, 12 anos, e Prince Michael II, 7 anos, foram vistos poucas vezes em público na última década, e seus rostos geralmente eram escondidos de fotógrafos por máscaras e véus quando estavam acompanhados do pai.
Antes de Paris, subiram ao palco montado no Staples Center artistas consagrados como Mariah Carey e Stevie Wonder, que cantaram sucessos de Michael. Ao contrário do que foi divulgado até a véspera do ‘show’, o caixão dourado com o corpo do cantor foi levado para o velório, depois de uma cerimônia íntima com a presença apenas de parentes próximos.
ELOGIOS ATÉ DE MANDELA
Além de músicos famosos, também subiram ao palco outros amigos célebres do ídolo, como Berry Gordy, fundador da Motown — gravadora que lançou o Jackson 5 —, o jogador de basquete Magic Johnson e a atriz Brooke Shields. “Diziam que ele era o rei, mas ele sempre me lembrou mais o Pequeno Príncipe”, disse a atriz. O ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, enviou uma mensagem lida no palco, e o reverendo Al Sharpton levantou o público ao lembrar que Jackson teve que lidar com “coisas bizarras” e dizer aos filhos do cantor que o pai deles “não era extravagante”.
Emocionado, um dos irmãos de Michael, Marlon Jackson, aproveitou para desabafar. “Pode ser que agora, Michael, te deixem tranquilo”, disse. O que ficará na memória dos fãs, porém, é o testemunho emocionado e inédito da filha de Michael e a opinião da atriz Queen Latifah, que subiu ao palco para dizer que Michael “era a maior estrela na Terra”.
A cantora e atriz Jennifer Hudson também fez bonito ao cantar 'Will you be there' no despedida a Michael Jackson. Antes, Stevie Wonder foi o terceiro artista a participar da homenagem entoando 'I never dreamed...' e foi aplaudidíssimo. Mensagens de condolências enviadas por Diana Ross e Nelson Mandela foram lidas no início da cerimônia. O cortejo com o corpo do astro chegou às 13h50. Antes, por volta do meio-dia, o corpo foi velado num caixão dourado que custou U$ 25 mil no cemitério de Forest Lawn.
Além dos policiais, uma comitiva de mais 29 veículos acompanhou o o caixão nos 20 quilômetros entre o cemitério Forest Lawn, em Hollywood Hills, e o ginásio. Para evitar incidentes durante o traslado, várias ruas da cidade foram fechadas ao tráfego. Uma multidão de artistas e celebridades acompanharam a despedida, entre eles Mariah Carey, Dionne Warwick, Stevie Wonder, Usher, Lionel Richie, Jennifer Hudson, John Mayer,Smokey Robinson, Brooke Shields, Queen Latifah, Kobe Bryant, Berry Gordy (fundador da gravadora Motown), Larry King, Magic Johnson e os reverendos Jesse Jackson e Al Sharpton.
Morte precoceMichael Jackson morreu na tarde do dia 21 de junho, após uma parada cardíaca. O cantor já estava em coma quando foi socorrido pelos paramédicos em sua casa, em Los Angeles. O cantor faria 51 anos em agosto e se preparava para uma turnê mundial que estava programada para iniciar-se no dia 13 de julho, em Londres. Há duas semanas, o tablóide The Sun divulgou que ele teria câncer de pele e estaria muito magro, insistindo em fazer apenas uma refeição por dia. Jackson deixou três filhos, chamados Prince Michael I, Paris Michael e Prince Michael II.
Confira as músicas que foram tocadas na cerimônia:
Mariah Carey - 'I'll Be There'Lionel Richie - 'Jesus is love'Stevie Wonder - 'I never dreamed...'Jennifer Hudson - 'Will you be there'John Mayer - 'Human nature'Jermaine Jackson - 'Smile'Usher - 'Gone too soon'Shaheeen Jafargholi - Who´s lovin´ youTodos - 'We are the world'Todos - 'Heal the world'

0 comentários: