domingo, 14 de junho de 2009

apresentação pública da pesquisa de mapeamento das casas de religiões de matriz africana do Rio de Janeiro

Caro(a)s,


Vimos convidar a todo(a)s a participarem da apresentação pública da pesquisade mapeamento das casas de religiões de matriz africana do Rio de Janeiro, queacontecerá na comunidade de Terreiro Ile Omiojuaro (Casa de Mãe Beata deIyemoja), no dia 14/06/2009 (domingo), às 15:00, cito à R. Francisco AntonioNascimento nº 42 – Miguel Couto, Nova Iguaçu, RJ, Tel: 2886-1432.


Informamos que a referida pesquisa consiste do cadastramento das casas detodas as tradições religiosas afro-brasileira, solicitado à PUC-RIO pelaslideranças religiosas de matriz africana em decorrência da invisibilização dosdados reais sobre a quantidade de comunidades religiosas existentes no Estado doRio de Janeiro, bem como onde estão localizadas.


Do Encontro das lideranças religiosas com a PUC-Rio, formou-se um ConselhoReligioso, com quatorze lideranças representativas do Candomblé e da Umbanda,onde conclui-se que a metodologia a ser adotada na referida pesquisa é acartografia social, que consiste do cadastramento através da auto-identificaçãodo pesquisado e o seu universo, já que os sujeitos de fato e de direito douniverso a ser pesquisado são os membros e lideranças das comunidades religiosasafro-brasileira.


Através desta pesquisa será possível apresentar dados concretos sobrequantidade e localização das casas, a fim de não mais limitar as informaçõesacerca das religiões de tradição afro-brasileira àquelas divulgadas pelos órgãospúblicos, que bem sabemos, são baseadas em dados estatísticos que não expressama realidade, visto que as religiões de matriz africana não constam do rol dereligiões dos formulários censitários, sendo enquadrada no campo "outros", o quecertamente contribui para a nossa invisibilidade sócio-política.


Dada a importância do evento convidamos a todo(a)s a se unirem nestaempreitada em busca de dignificação e valorização das religiões e dascomunidades religiosas de matriz africana, bem como da garantia dos direitosdemocráticos e do pleno exercício da cidadania brasileira.


O evento contará com a presença do excelentíssimo Sr. Ministro da SEPPIR(Secretaria especial de políticas de promoção da igualdade racial) Edson Santos,e membros da Coordenação Geral da Pesquisa junto à PUC-Rio.


Atenciosamente

Adailton Moreira Costa

Baba Egbé do Ile Omiojuaro

Coordenador de campo da pesquisa de mapeamento das casas de religiões dematriz africana do Rio de Janeiro

Cientista social – PUC-Rio

0 comentários: