terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Obama e Biden participam de cerimônia de posse no Capitólio

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou ao Capitólio, em Washington, ao lado do vice, Joe Biden, para a cerimônia de posse. O democrata será o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos e o 44º da história.
A população recebeu o presidente com gritos de "Obama, Obama", enquanto Obama cumprimentou os presentes. A mulher Michelle Obama, entrou ao lado da primeira-dama Laura Bush.
Membros da administração de George W. Bush, como a secretária de Estado Condoleezza Rice; o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, o democrata Ted Kennedy, o democrata Al Gore, e os pais do presidente, George H. W. Bush (1989-1993) e Bárbara Bush, chegaram ao Capitólio, em Washington, para a posse do presidente eleito, Barack Obama.
A cerimônia foi iniciada formalmente pela presidente da Comissão de Inteligência do Senado,Dianne Feinstein, que lembrou que "o mundo está assistindo um espetáculo de democracia" que segue um período de transição pacífico.
Feinstein reiterou diversas vezes os valores de liberdade inerentes ao conceito de democracia e a importância da posse como o evento que consagra, há cada quatro anos, a escolha de um presidente eleito democraticamente.
"A possibilidade das pessoas escolherem seus líderes é raiz da liberdade", afirmou.
O pastor Rick Warren fez um discurso de homenagem a eleição do primeiro presidente negro da história e relembrou o conflito dos últimos dias no Oriente Médio.
"Estamos muito agradecidos por este momento, um filho imigrante da África sendo eleito presidente dos Estados Unidos. Vamos pedir proteção para Obama, sua duas filhas, a mulher [Michelle], e o vice, para que sejam abençoados".
A cantora gospel Aretha Franklin cantou a música " America (My Country, 'Tis of Thee)".
20/01/2009 - 14h48 . da Folha Online

0 comentários: