sábado, 4 de junho de 2011

ONU afirma que acesso à internet é um direito humano


03/06/2011 19h51 - Atualizado em 03/06/2011 19h51


ONU afirma que acesso à internet é um direito humano



Relatório pede que países não bloqueiem o acesso à rede.
'Acesso deve ser mantido mesmo em manifestações', diz comunicado.

Do G1, em São Paulo
A Organização das Nações Unidas (ONU) disse nesta sexta-feira (3) que o acesso à internet é um direito humano e que desconectar a população da web viola esta política.
O relatório criticou França e Reino Unido, que aprovaram leis para bloquear o acesso de pessoas que não cumprem acordos de direitos autorais na web, e também países que impedem o acesso às redes sociais para reduzir protestos da população contra governos.
"Enquanto bloquear ou filtrar o acesso de usuários à conteúdos específicos da web, alguns países tomam medidas para cortar o acesso por completo da rede", diz o comunicado. A ONU considera o corte ao acesso à internet, independentemente da justificativa e incluindo violação de direitos de propriedade intelectuais como motivo, "uma violação artigo 19, parágrafo 3 º, do Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos".
A ONU pede para todos os países que mantenham o acesso à web em todos os momentos, inclusive durante períodos de instabilidade política, pedindo que os países revejam suas leis de direitos de propriedade intelectual para que não bloqueiem o acesso de usuários.
O comunicado da ONU foi publicado no mesmo dia em que uma empresa de vigilância da internet relatou que dois terços do acesso à internet da Síria se apagaram, o que seria uma resposta do governo do país para as manifestações da população.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

NOTA DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - REEXAME DO PARECER 15/2010 - ivro Caçadas de Pedrinho de Monteiro Lobato

NOTA DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
REEXAME DO PARECER 15/2010
Em setembro de 2010, a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de
Educação aprovou, por unanimidade, o parecer 15/2010 com orientações às políticas
públicas para uma educação antirracista, no qual se fez uma referencia ao livro
“Caçadas de Pedrinho”, de Monteiro Lobato.
A reação de setores da sociedade levou a Câmara de Educação Básica a aprofundar as
bases do parecer, no sentido de ressaltar a importância da contextualização crítica do
autor e da obra literária, sobretudo nas novas edições de livros considerados clássicos,
produzidos em outro contexto no qual pouco se falava e se reconhecia a existência do
racismo e do preconceito racial.
O Conselho Nacional de Educação entende que, assim como é importante o contexto
histórico em que se produziu a obra literária, tão ou mais importante é o contexto
histórico em que se produz a leitura dessa obra.
Nos termos do voto da relatora, conselheira Nilma Lino Gomes : “É
responsabilidade dos sistemas de ensino e das escolas identificar a incidência de
estereótipos e preconceitos garantindo aos estudantes e a comunidade uma leitura
crítica destes de modo a se contrapor ao impacto do racismo na educação escolar. É
também dever do poder público garantir o direito à informação sobre os contextos
históricos, políticos e ideológicos de produção das obras literárias utilizadas nas
escolas, por meio da contextualização crítica destas e de seus autores.
Uma sociedade democrática deve proteger o direito de liberdade de expressão
e, nesse sentido, não cabe veto à circulação de nenhuma obra literária e artística.
Porém, essa mesma sociedade deve garantir o direito à não discriminação, nos
termos constitucionais e legais, e de acordo com os tratados internacionais
ratificados pelo Brasil.
Reconhecendo a qualidade ficcional da obra de Monteiro Lobato, em especial,
no livro Caçadas de Pedrinho e em outros similares, bem como o seu valor literário, é
necessário considerar que somos sujeitos da nossa própria época e responsáveis
pelos desdobramentos e efeitos das opções e orientações políticas, pedagógicas e
literárias assumidas no contexto em que vivemos. Nesse sentido, a literatura, em
sintonia com o mundo, não está fora dos conflitos, das hierarquias de poder e das
tensões sociais e raciais nas quais o trato à diversidade se realiza”.
Brasília, 01/06/2011.