domingo, 21 de março de 2010

Unesco e Barcelona lançam campanha contra racismo

Unesco e Barcelona lançam campanha contra racismo
19 de março de 2010 • 09h35 • atualizado às 09h46
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Henry é um dos jogadores que farão a campanha contra o racismo
Foto: Getty Images
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A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Barcelona anunciam nesta sexta-feira o lançamento de uma campanha conjunta contra o racismo, dentro do acordo estabelecido entre as duas partes em novembro de 2007.
O ponto de partida da campanha será o jogo de quarta-feira no Camp Nou entre Barcelona e Osasuna, pelo Campeonato Espanhol, durante o qual serão divulgadas mensagens contra o racismo, explicou a Unesco em comunicado.
Os jogadores do Barcelona devem participar de diversos eventos contra o racismo ainda neste ano.
A diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, ressaltou que "cada um tem seu papel para eliminar a discriminação racial".
Bokova pediu que "os cidadãos de todo o mundo" se juntem ao empenho da Unesco para "conseguir um mundo mais tolerante em questões raciais".
http://esportes.terra.com.br/futebol/europeu/2009/noticias/0,,OI4328951-EI14095,00-Unesco+e+Barcelona+lancam+campanha+contra+racismo.html

MP faz denúncia por agressão e injúria

Sábado, 20 de Março de 2010 - 21h41
MP faz denúncia por agressão e injúria
Os três estudantes de Medicina, acusados de agredir o jardineiro Geraldo Garcia, não responderão processo por crime de racismo
Da reportagemTamanho da LetraA-A+
Foto: F.L.PITON -12.DEZ.2009 / A CIDADE

13 de dezembro de 2009 Estudantes prestam depoimento
Ministério Público Estadual denunciou por agressão e injúria os três estudantes de medicina do Centro Universitário Barão de Mauá, de Ribeirão Preto, acusados de agredir, em dezembro do ano passado, o auxiliar de serviços gerais Geraldo Garcia, de 55 anos.

O promotor Manoel José Berça considerou que houve foi uma agressão direcionada à vítima, o que não caracteriza crime de racismo. Manoel José Berça explicou que não houve ofensa generalizada à raça negra. A denúncia foi encaminhada à 5ª Vara Criminal. O advogado dos estudantes, Marcos Mancini, afirmou que a decisão do Ministério Público confirmou a versão da defesa, de que não houve crime de racismo no caso dos estudantes.

Presos em Flagrante
Os estudantes Abrahão Affiune Júnior, 19 anos, Emílio Pechulo Ederson, 20 anos e Felipe Grion Trevisane, 19 anos, foram presos em flagrante, no dia 13 de dezembro. Eles teriam batido no auxiliar de serviços Geraldo Garcia, com um tapete de carro. Os estudantes fugiram mas foram detidos por populares.


No dia, o delegado Mauro Coraucci considerou que houve crime de racismo, que é inafiançável. No mesmo dia, porém, o juiz Ricardo Braga Monte Serrat, concedeu a liberdade provisória aos estudantes, mediante pagamento de fiança, por considerar que não houve crime de racismo.

http://www.jornalacidade.com.br/editorias/cidades/2010/03/20/mp-faz-denuncia-por-agressao-e-injuria.html

21 de Março - Dia Internacional contra a Discriminação Racial

21 de Março - Dia Internacional contra a Discriminação Racial



No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular.

No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a ONU - Organização das Nações Unidas - instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

Zezé Motta prestigia Encontro Etnicidades Brasil, em Alagoas

19/03/10 15:00

Zezé Motta prestigia Encontro Etnicidades Brasil, em Alagoas

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A militante negra, atriz, cantora e Superintendente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Estado do Rio de Janeiro, Maria José Motta de Oliveira, a conhecida artista Zezé Motta, está em Alagoas onde participa do IV Encontro Etnicidades Brasil: "Todos os Perfis. Todas as Áfricas e todos os Brasis na Palestra de Zezé Motta", que teve início nesta sexta-feira (19) e prosseguirá até domingo (20).

“Não se pode tratar desiguais de forma igual”, disse Zezé Mota durante a palestra pela manhã, no Cine Sesi Pajuçara, que discutiu, entre outros assuntos, a questão das cotas para negros nas universidades.

“A implantação das cotas chamou a atenção do Brasil para uma reflexão sobre a problemática do negro”, afirmou a atriz que volta a realizar palestra neste sábado (20), às 14 horas, no Teatro Linda Mascarenhas, no bairro do Farol.

O IV Encontro Etnicidades Brasil, uma realização do Projeto Raízes de Áfricas, tem como patrocinadores as Secretarias Estaduais de Comunicação e Educação, a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Faculdade Maurício de Nassau, Polícia Civil e Instituto Magna Mater.

De acordo com a coordenadora do Projeto Raízes de Áfricas, Arísia Barros, o encontro objetiva promover uma intervenção substantiva no silêncio social estrutural que estimule o canto coletivo da igualdade compromissada com o entendimento dos valores sócio-étnicos, identificando lembrando, discutindo, refletindo e associando ao 21 de março - o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, novas possibilidades de discussão e apreensão entre os pares e os ímpares sujeitos sociais, da afro-alagoanidade, que revise o passado na intenção de compreender o presente.

O IV Encontro Etnicidades Brasil consta de uma extensa programação, entre palestras,entrega de comenda, almoço empresarial e o Show Divina Saudade , em homenagem a cantora Elizeth Cardoso.

A artista Zezé Mota é uma das fundadoras e presidente de honra do CIDAN (Centro Brasileiro de Informações e Documentação do Artista Negro), que existe desde 1984. Zezé é também pela segunda vez diretora social da SOCINPRO (Sociedade Brasileira de Administração e Proteção de Direitos Intelectuais), Superintendente da Secretaria Estadual de Igualdade Racial do Estado do Rio de Janeiro, atuante em programas comunitários e mestre de cerimônias. Atenta ao que acontece no país e no mundo exerce atividades extras, estimulando a formação de novos talentos e defendendo a classe artística.

Zezé Motta buscou sempre e continua buscando ampliar o espaço dos negros. Nascida em Campos, cidade do norte fluminense, logo aos dois anos de idade veio para o Rio de Janeiro, onde passou a estudar em um colégio interno. Um dia, levada pelas mãos de Maria Clara Machado, foi como bolsista, fazer um curso de teatro no Tablado, e começou a se interessar pela arte de representar. Em 1967 já estava profissionalizada.

Como atriz, Zezé Motta tem carreira fulgurante. Sua estréia no teatro se deu em 1967, com "Roda Viva", sob direção de José Celso Martinez Corrêa e, desde então, participou do elenco de importantes peças como: "Fígaro, Fígaro", "Arena conta Zumbi", "A Vida Escrachada de Joana Martine e Baby Stompanato", em 1969; "Orfeu Negro", em 1972, e "Godspell", em 1974, entre outras.

por PC-AL


http://www.alemtemporeal.com.br/?pag=eventos&cod=1569

Prazo para inscrição de Comunicações Temáticas, Mesas Redondas, Minicursos e Posters:

Copene 2010

Sex, 12 de Fevereiro de 2010 20:26
Prazo para inscrição de Comunicações Temáticas, Mesas Redondas, Minicursos e Posters:


Até o dia 31 de março de 2010

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A execução do congresso, dentro destes eixos temáticos, se dará mediante a realização de sessões de comunicação temáticas, mesas redondas, mini-cursos, oficinas, seção de pôsteres e apresentações artísticas.

Eixos Temáticos: são espaços de apresentação e debate de comunicações a partir de resultados de pesquisas já concluídas ou em fase de conclusão, dissertações, teses, bem como de outros trabalhos que possuam relevâncias acadêmica, científica, artística ou cultural para o campo dos estudos etnicorraciais. Quando elaboradas em co-autorias, sua apresentação será feita por apenas um dos autores/congressistas

As propostas de trabalho deverão se fazer acompanhar de:

1.Resumo simples de até 05 linhas, ou 60 palavras;
2.Resumo expandido de até 1200 palavras;
3.Trabalho completo: envio após a divulgação dos resultados.
Mesas Redondas: de característica semi-espontânea serão de iniciativa de dois ou mais congressistas e devem estar focadas nos temas de interesse do VI COPENE não contemplados nas sessões temáticas. Com características dinâmicas, devem potencializar a comunicação, a discussão, a proposição de linhas de investigação ou de intervenção social, fomentando as trocas de experiências e de saberes.

As propostas de Mesa Redonda deverão vir acompanhadas de:

1.Resumo simples de até 05 linhas, ou 60 palavras;
2.Resumo expandido de até 1200 palavras;
3.Textos completos: envio após a divulgação dos resultados.
Posters buscam viabilizar espaços de apresentação de trabalhos acadêmicos em início ou em curso. As propostas de posters deverão vir acompanhadas de:
1.Resumo expandido de até 1200 palavras
Minicursos e Oficinas: permanecem conforme na homepage da ABPN



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Eduardo Martins - Webmaster -
Nucleo de tecnologia ABPN.








VI CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES(AS) NEGROS(AS)

“AFRO-DIÁSPORA, SABERES PÓS-COLONIAIS, PODERES E MOVIMENTOS SOCIAIS”

26 a 29 JULHO de 2010





VI COPENE

O VI Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as) debaterá sobre “Afrodiáspora: saberes pós-coloniais, poderes e movimentos sociais”, a fim de apresentar e discutir os processos de produção/difusão de conhecimentos intrinsecamente ligados às lutas históricas empreendidas pela populações negras nas Diásporas Africanas, nos espaços de religiosidades, nos quilombos, nos movimentos negros organizados, na imprensa, nas artes e na literatura, nas escolas e universidades, nas organizações não-governamentais, nas empresas e nas diversas esferas estatais, que resistem, reivindicam e propõem alternativas políticas e sociais que atendam às necessidades das populações negras, visando a constituição material dos direitos.

Difundir e debater os saberes produzidos por negros(as) no Brasil implica no esforço de identificar no cenário sociocultural brasileiro, conhecimentos, manifestações e formas de pensar/estar no mundo, concepções, linguagens e pressupostos não hegemônicos, construídas pela multiplicidade de sujeitos que constituem as populações negras, focalizando essa população como produtora de conhecimentos científicos, técnicos e artísticos.

Essa temática também propõe uma reconfiguração dos quadros da memória, no que tange a experiência histórica da população negra no Brasil, que respeite a presença da ancestralidade e tradições africanas, mas, ao mesmo tempo, considere as composições, traduções e recriações realizadas nos movimentos da diáspora.

A escolha dessa temática para orientar os debates e proposições do VI Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as), leva em consideração a atual conjuntura brasileira, quando os segmentos negros organizados reivindicam e acentuam o incremento de mecanismos jurídicos-políticos de constituição material de direitos, tais como: a Lei n.º 10.6391 e suas Diretrizes Curriculares, a implementação de Políticas de Ações Afirmativas, a luta pela aprovação do Estatuto da Igualdade Racial e do Projeto de Cotas para Negros nas Universidades pelo Congresso Nacional, o que tem implicado na exigência e na urgência de ampliar o campo de discussão e produção de conhecimentos sobre as populações negras.

Em suma, traremos à tona estudos e debates sobre a realidade das populações negras, principalmente as questões ligadas ao racismo, às reconstruções culturais diaspóricas, às resistências e (re)existências negras. A disseminação de conhecimentos e o debate sobre tais questões, a busca de alternativas que possibilitem a equidade social, farão parte dos trabalhos de intelectuais negros e negras no VI Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as).

Estimamos que sejam beneficiados(as) diretamente pelo VI COPENE cerca de 2000 participantes, de todas as Unidades da Federação e do exterior. Além disso, espera-se que na realização deste congresso, assim como nas edições anteriores, tenhamos um crescimento quantitativo e qualitativo da produção científica.


http://www.abpn.org.br/copene/