quinta-feira, 25 de março de 2010

CIEPG -II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO

CIEPG -II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO
Ponta Grossa / Paraná / 2010

O CIEPG - Congresso Internacional de Educação, realizado em Ponta Grossa é resultado da Necessidade de um espaço direcionado um temas ligados à Educação. A proposta é estimular a troca de ideias, uma articulação de informações, experiências e conhecimentos entre os professores, pes quisadores, acadêmicos, profissionais e interessando na temática do evento. Com este propósito ISAPG - Instituto Sul Americano de Pós-Graduação, Ensino e Tecnologia ea UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa, organizam e apresentam o evento.

Objetivo Geral
&n bsp; Criar um espaço positivo e propício para a troca de informações, experiências e conhecimento entre os professores, pesquisadores, estudantes, profissionais de educação, áreas correlatas e aos Interessados na temática do evento.
Objetivos Específicos
 Promover o desper tar de novas formas e ideias que contribuam para o ensino e aprendizagem de forma acertiva e inclusiva;
 Criar um espaço em profissionais e pesquisadores que apresentem o resultado de seus estudos e pesquisas, provocando uma troca de experiências dentro dos doze eixos temáticos relacionados à Educação;
 Facilitar o acesso aos temas atuais que permeiam a Educação, através de mesa redonda, palestras técnicas, com professores doutores, cujo, saber é reconhecido mundialmente;
 Estimular a produção de trabalhos científicos e processos inovadores que propulsionem a pesquisa eo desenvolvimento intelectual em EducaÍ ão e áreas correlatas.
 Promover reflexões de ordem científica e técnica, favoráveis à construção das práticas pedagógicas úteis à Educação.
 &nbs p; Propagar uma informação por meio de recursos que facilitem uma divulgação dos trabalhos científicos e processos inovadores nos seguintes Eixos Temáticos: 1.Avaliação da Aprendizagem Escolar; 2.Currículo; 3.Educação e Meio Ambiente; 4. Educação e Movimentos Sociais; 5. Educação e Tecnologias da informação e comunicação (TIC); 6. Educação, diferenças e inclusão; 7. Educação, Cultura e Sociedade; 8. Educação, trabalho e ensino profissionalizante; 9. Estado, Políticas públicas e educação; 10. Organização e administração do trabalho docente; 11. Práticas de ensino de conteúdos específicos; 12. Profissão Docente e Formação de Educadores.

 Permitir o fortalecimento uma ampliação das redes de relacionamentos entre os participantes, fortalecendo o elo entre o meio educacional, científico ea prática pedagógica.

Justificativa
O CIEPG - Congresso Internacional de Educação é um evento que busca trazer à discussão temas de grande relevância bem como, relembrar e aprofundar conhecimentos e ampliar a troca de experiências entre os congressitas das várias Instituições.
O evento está estruturado em sessões da seguinte natureza:
Sessões Técnicas: Constituídas apresentações de artigos através de pôsteres / slides, que objetivam a troca de experiências das diversas áreas do saber que envolvem a Educação.
Palestras: Abordam temas emergentes como englobando diversas áreas da Educação, visando Proporcionar uma atualização contínua aos congressistas.
Palestra Internacional: Irá propiciar aos congressistas uma troca de experiências e terá como base o tema profissionalização docente.

Público Alvo: Professores, Pesquisadores, Acadêmicos, Empresários, Profissionais das diversas áreas da Educação, Áreas Correlatas e Interessados na temática do evento.
Data- De 27a 29 de maio de 2010
Apoio: Planeta Voluntários< /SPAN>

ISAPG – Instituto Sul Americano de Pós-Graduação, Ensino e Tecnologia
http://www.isapg.com.br/2010/ciepg
e-mail: contato@isapg.com.br
Ponta Grossa - Paraná - Brasil.

Caso não queira mais receber esta newsletter, envie um e-mail com assunto remover para: agencia_noticias_network@hotmail.com

VIDEOCONFERÊNCIA: A DISCRIMINAÇÃO RACIAL: AÇÕES AFIRMATIVAS

Você está sendo CONVIDADO A PARTICIPAR DA VIDEOCONFERÊNCIA -

SUPERANDO A DISCRIMINAÇÃO RACIAL:
AÇÕES AFIRMATIVAS

DIA 25 DE MARÇO ÀS 10H00

LINK http:://media.escolasdegoverno.sp.gov.br

O objetivo deste debate, iniciativa da Coordenação de Políticas para a
População Negra e Indígena, da Secretaria de Justiça e da Defesa da
Cidadania, em parceria com a Secretaria de Gestão Pública, é qualificar o
diálogo entre os gestores públicos, os servidores e a população usuária dos
serviços para compreensão dos temas afetos as populações negras e indígenas
em nosso território. Visa ainda estimular uma dinâmica interna saudável,
onde todos os servidores, respeitados em sua diversidade . possam
contribuir para uma ambientação que dignifique a pessoa humana,
reverberando diretamente na atenção e aplicação das políticas públicas
afirmativas.

Neste quinta-feira teremos a participação de:

Dra. MARIA LUCIA DA SILVA - DIRETORA EXECUTIVA DO INSTITUTO AMMA PSIQUE E NEGRITUDE
PROF. MS RODNEY EUGENIO - ANTROPOLOGO E BABALORISÁ DE NAÇÃO KETU
Mediadora - ROSELI DE OLIVEIRA - COORDENADORA DE POLÍTICAS PARA A POPULAÇÃO NEGRA E INDÍGENA.

Sua participação é muito importante para nós!!!!!!!!

Maiores informações: (11) 3291.2600 ou 3291.2622

UFSCar recebe, a partir de amanhã, inscrições em Processo Seletivo Simplificado para vagas remanescentes no cursos presenciais

UFSCar recebe, a partir de amanhã, inscrições em Processo Seletivo Simplificado para vagas remanescentes no cursos presenciais

A UFSCar recebe, a partir das 12 horas desta quinta-feira (25/3), as inscriçções no Processo Seletivo Simplificado para preenchimento das vagas remanescentes nos cursos de graduação presenciais. O prazo para inscrição segue até as 12 horas do dia 29 de março.
Podem participar deste Processo Seletivo candidatos que já tenham concluído o Ensino Médio e que tenham se submetido ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009, com nota superior a 400 em cada uma das provas e na Redação.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na página eletrônica da Fundação Vunesp, em http://www.vunesp. com.br. Mais informações podem ser obtidas no Edital, disponível em http://www2. ufscar.br/ servicos/ noticias. php?idNot= 2912.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Negros e latinos são principais vítimas da recessão nos EUA

24/03/10 - 15h10 - Atualizado em 24/03/10 - 15h10


Negros e latinos são principais vítimas da recessão nos EUA

Da France Presse
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Negros e latinos são as principais vítimas da recessão nos Estados Unidos, que "eliminou todas as chances de as minorias melhorarem seu nível de vida na última década", segundo relatório publicado nesta quarta-feira.



"Como o desemprego, que afeta duas vezes mais os negros que os brancos, as sequelas da recessão dizem mais respeito às minorias" que ao restante do país, declarou em seu relatório anual sobre "O Estado da América Negra" a National Urban League, uma organização de direitos civis e econômicos.



Em 2009, o desemprego entre os afro-americanos foi de 14,8% contra 8,5% entre os brancos e 12,1% na população hispânica.



A renda média das famílias negras foi de 34,218 mil dólares por ano, e de 37,913 mil dólares nos lares hispânicos, enquanto as residências de brancos teve renda anual média de 55,530 mil.



Mesmo assim, menos da metade dos negros e dos latinos são proprietários da casa em que moram, enquanto a cifra atinge 75% entre os brancos.



Essas duas minorias têm três vezes mais chances de viver abaixo da linha de pobreza que os brancos, conclui o estudo.



Quando se refere à justiça, os negros têm seis vezes mais chances de serem presos que os brancos, enquanto os hispânicos têm três vezes mais chances.



Na saúde, o sobrepeso afeta 18,6%, e a obesidade, 24% dos negros com idade entre 6 e 11 anos, contra 15% dos brancos.



Entre os latinos, a epidemia de obesidade é mais severa (27,5% dos meninos e 19,7% das meninas).



Um terço dos hispâncios não tem cobertura de saúde, na comparação com 20% dos negros e 11% dos brancos.



Segundo o Índice de Igualdade elaborado anualmente tendo como base cinco índices, se for tomada como referência uma base de 100 para os brancos, os negros estão em 71,8% em 2010, contra 71,2% no ano passado. O leve aumento pode ser explicado principalmente pelo avanço do componente "Índice de Compromisso Cívico", que mediu o aumento da participação dos negros com a eleição do presidente Barack Obama.



O Índice de Igualdade, definido pela primeira vez para esta 34ª edição, mostra uma leve melhora para os latinos, que se situam em 75,5%.



O componente Índice Econômico para os negros está em 57,4% e 61% para os latinos.



O único índice em 2010 no qual os negros estão em equilíbrio ou superam os brancos (102%) é no "compromisso cívico", medido principalmente pelo alistamento nas Forças Armadas, pela sindicalização e pela participação nas eleições.



Para as minorias, "a década foi marcada por um crescimento nulo do volume líquido de empregos, uma queda na renda, assim como nos ativos", afirma Valerie Rawlston Wilson, responsável pela pesquisa na Urban League. A organização, nascida em 1910 como um grupo de ajuda aos negros, propõe em seu relatório um plano de 168 bilhões de dólares para a criação de empregos em dois anos.



Entre as medidas, o plano prevê empréstimos a taxas de juros mais baixas para pequenas empresas nas regiões desfavorecidas, desoneração a fabricantes de painéis solares e eólicos que dêem emprego nessas regiões, e desenvolvimento em massa de redes de telecomunicações de banda larga.



Segundo o censo, entre as minorias - que representam um terço da população americana - os latinos são 45 milhões, os negros 40 milhões e os asiáticos, 15 milhões.



vmt/cel/lb
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1543080-5598,00.html

Especial - VI COPENE - 22/03/2010

Especial - VI COPENE - 22/03/2010
Prazo para inscrição de Comunicações Temáticas, Mesas Redondas,

Minicursos e Posters

Até o dia 20 de Abril de 2010


A execução do congresso, dentro destes eixos temáticos, se dará mediante a realização de sessões de comunicação temáticas, mesas redondas, mini-cursos, oficinas, seção de pôsteres e apresentações artísticas.

Eixos Temáticos: são espaços de apresentação e debate de comunicações a partir de resultados de pesquisas já concluídas ou em fase de conclusão, dissertações, teses, bem como de outros trabalhos que possuam relevâncias acadêmica, científica, artística ou cultural para o campo dos estudos etnicorraciais. Quando elaboradas em co-autorias, sua apresentação será feita por apenas um dos autores/congressistas

As propostas de trabalho deverão se fazer acompanhar de:

Resumo simples de até 05 linhas, ou 60 palavras;
Resumo expandido de até 1200 palavras;
Trabalho completo: envio após a divulgação dos resultados.
Mesas Redondas: de característica semi-espontânea serão de iniciativa de dois ou mais congressistas e devem estar focadas nos temas de interesse do VI COPENE não contemplados nas sessões temáticas. Com características dinâmicas, devem potencializar a comunicação, a discussão, a proposição de linhas de investigação ou de intervenção social, fomentando as trocas de experiências e de saberes.

As propostas de Mesa Redonda deverão vir acompanhadas de:

Resumo simples de até 05 linhas, ou 60 palavras;
Resumo expandido de até 1200 palavras;
Textos completos: envio após a divulgação dos resultados.
Posters buscam viabilizar espaços de apresentação de trabalhos acadêmicos em início ou em curso. As propostas de posters deverão vir acompanhadas de:
Resumo expandido de até 1200 palavras

O resultado da seleção de Comunicações Temáticas,
Mesas Redondas, Minicursos e Posters
estará disponível na homepage do VI Copene, a partir do dia 20 de maio 2010.


Boletim Eletrônico - Associação Brasileira de Pesquisadores(as)Negros(as) - 2009
www.abpn.org.br